Medida provisória será lançada nesta quarta e prioriza pequenos negócios e alimentos perecíveis
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o governo destinará R$ 30 bilhões em linhas de crédito para empresas brasileiras afetadas pelo tarifaço imposto pelo governo de Donald Trump. Em entrevista à Band News, Lula afirmou que o valor inicial poderá ser ampliado conforme a necessidade e que a medida provisória será assinada nesta quarta-feira (13).
Segundo o presidente, o programa dará prioridade a pequenas empresas e a setores que lidam com alimentos perecíveis, como produtores de frutas, mel e espinafre, além de fabricantes de máquinas. “A gente está pensando em ajudar as pequenas empresas, que exportam espinafre, frutas, mel e outras coisas. Empresas de máquinas. As grandes empresas têm mais poder de resistência. Nós vamos aprovar [a medida provisória] amanhã, e acho que vai ser importante para a gente mostrar que ninguém ficará desamparado pela taxação do presidente Trump”, disse.
A iniciativa também prevê ações para preservar empregos e buscar novos mercados para os setores prejudicados. “Vamos cuidar dos trabalhadores dessas empresas, vamos procurar achar outros mercados para essas empresas. Estamos mandando a outros países a lista das empresas que vendiam para os Estados Unidos porque a gente tem um lema: ninguém larga a mão de ninguém”, completou Lula. O governo ainda incentivará que empresários ingressem com ações na Justiça americana contra as tarifas.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que os recursos virão por meio de crédito extraordinário, fora do teto do arcabouço fiscal, mecanismo utilizado em casos de emergência. Ele garantiu que o plano já está pronto e foi construído com base em reuniões com representantes do setor produtivo para atender integralmente às demandas dos afetados.