A vida e obra do Mestre Martelo, o Mateus do Cavalo Marinho mais antigo em atividade, está nas 160 páginas do livro “Mateus de uma vida inteira”, que vai ser lançado nesta quinta (18), às 18h, em Condado, na zona da mata norte. O lançamento vai será na frente da casa do mestre, com o cavalo marinho Boi Estrela, de Fábio Soares, e vai contar com a presença das organizadoras da obra, Cibele Mateus e Odília Nunes, que mantiveram a oralidade do autor, que é o próprio Martelo, na escrita do livro.
A publicação mostra a vida de Sebastião Pereira de Lima, conhecido como Mestre Martelo, que com 87 anos de idade é o Mateus mais antigo do Brasil em atividade. A obra vai desde a infância, adolescência, a vida no corte da cana até seu encontro com o cavalo marinho, além de trazer uma compilação das histórias que ele costuma contar e depoimentos de familiares e brincantes. Apenas 80 exemplares estarão à venda no local por R$ 60. O projeto é realizado por No Meu Terreiro Tem Arte, de Odília Nunes, com recursos do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado de Pernambuco.
A pesquisa foi feita por meio de trabalho de campo de Odília Nunes, Cibele Mateus e Vanessa Rosa, atrizes pesquisadoras que têm Mestre Martelo como referência de palhaçaria popular e comicidade negra.
“Para além de uma pesquisa sobre Mateus do Cavalo Marinho, “Mateus de uma vida inteira” é a reivindicação do registro de uma memória viva. É mais do que uma homenagem, é cultura que não se cansa em resistir, até numa simples lembrança. É uma ancestralidade. Veias, vozes e curvas do corpo. É pele marcada de histórias que existem, mas não puderam muitas vezes serem contadas. A cada passo, ouvimos mais forte o bater das bexigas de boi, dos ecos dos trupés batendo no chão, um imenso festejo de fazer levantar poeira de um passado recente. Como dizem os Mateus: Riba, pareia!”, destacam as pesquisadoras.
Além do livro, a pesquisa foi toda compartilhada virtualmente, com registros escritos, fotográficos e audiovisuais (com Legendas para surdos e ensurdecidos LSE) e pode ser visualizada pelo Instagram @mateusdeumavidainteira.
SERTÃO – No dia 25 de janeiro, o lançamento será no sertão, no sítio Minadouro, área rural de Ingazeira, sede do projeto No Meu Terreiro Tem Arte, também com sambada e a presença do Mestre Martelo.