Promover reflexão sobre questões sociais através da sétima arte. Essa é a proposta da Mostra Cinema do Presente. A primeira edição do evento acontece entre os dias 10 e 13 de março, em formato totalmente online devido à pandemia de COVID-19.
As obras selecionadas pela curadoria abordarão temas como direitos humanos, sociedade, raça e gênero. A mostra tem como curadores Juliana Soares, Enock Carvalho e Matheus Farias.
“Buscamos filmes que tratem do tempo presente para tentar vislumbrar possibilidades de futuro. Essa crise toda da pandemia nos fez olhar para tudo de outra maneira e eu acho que o cinema sempre refletiu a sociedade como um espelho. Queremos proporcionar um recorte de olhares que ajudem a pensar as crises contemporâneas e seus desdobramentos”, explica Enock Carvalho.
Realizadores interessados em exibir seus projetos deverão inscrever seus projetos até 18 de fevereiro, de forma gratuita, no site do evento.
Oficina de crítica
Além da exibição de filmes, a mostra contará com a oficina Críticas Urgentes. Ministrada por Carol Almeida, crítica e curadora de cinema, a oficina contará com 20 vagas e será realizada de 10 a 16 de março, também online. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 03 de março.
Mais informações no www.cinemadopresente.com.