“O Agente Secreto” Entra Para A História E Conquista O Critics Choice Awards De Melhor Filme Internacional - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
“O Agente Secreto” entra para a história e conquista o Critics Choice Awards de Melhor Filme Internacional

“O Agente Secreto” começou 2026 consolidando seu lugar na história do audiovisual brasileiro ao se tornar a primeira produção nacional a vencer o Critics Choice Awards na categoria de Melhor Filme Internacional. O prêmio, concedido pela maior associação de críticos dos Estados Unidos e do Canadá, amplia a visibilidade do longa no circuito internacional e reforça a presença do cinema brasileiro no centro das principais discussões da temporada de premiações.

“Sinto que o prêmio do ‘Critics Choice’ deu uma visibilidade ainda maior para ‘O Agente Secreto’, que está tendo uma carreira excelente nos cinemas dos Estados Unidos. Nós agora estamos em Nova York para dar continuidade a essa agenda. O fato de termos apresentado o Melhor Filme, de certa forma, amenizou uma falta de atenção da Critics Choice Association com uma das grandes safras históricas de cinema feito fora dos Estados Unidos — num momento político do país, onde o elemento estrangeiro tem sido muito debatido. Teria sido importante destacar o cinema internacional, com uma apresentação no palco dos indicados. Mas, de toda forma, está tudo certo, foi bom apresentar, ao lado de Wagner, o prêmio de Melhor Filme para Paul Thomas Anderson, um cineasta da minha geração, e que admiro”, comenta Kleber Mendonça Filho.

Com a nova conquista, “O Agente Secreto” soma 48 prêmios e passa a integrar o seleto grupo de obras que alcançaram o chamado trifecta da crítica norte-americana: o longa foi reconhecido pela National Society of Film Critics (NSFC), pelo New York Film Critics Circle (NYFCC) e pela Los Angeles Film Critics Association (LAFCA), um feito raro e altamente valorizado no circuito internacional.

Em sua nona semana em cartaz no Brasil, o filme já ultrapassou 1,1 milhão de espectadores e segue em exibição no circuito nacional. No exterior, o desempenho também é expressivo: o longa se aproxima dos 300 mil ingressos vendidos na França, estreia no dia 29 na Itália e na Espanha e chega aos cinemas do Reino Unido e da Irlanda em 20 de fevereiro, ampliando ainda mais seu alcance global.

Além do Critics Choice Awards, “O Agente Secreto” concorre no próximo domingo, 11, ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme de Drama — feito inédito para uma produção brasileira —, Melhor Filme de Língua Não-Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura. O longa também disputa o Spirit Awards como Melhor Filme Internacional, foi indicado ao Lumières, da crítica francesa, e integra a shortlist do Oscar nas categorias de Melhor Filme Internacional e Elenco, com as indicações finais sendo anunciadas em 22 de janeiro.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon