IPERID

IPERID

Instituto de Pesquisas Estratégicas em Relações Internacionais e Diplomacia

“O foco da Eslovênia é apresentar-se como um país verde, criativo e inteligente”

Para a celebração dos 8 anos do Consulado da Eslovênia no Nordeste, com sede na cidade do Recife, ouvimos a embaixadora do país europeu, Mateja Kračun, sobre como andam as relações com o Brasil e quais as perspectivas para o Estado de Pernambuco. No Estado, o consulado é liderado pelo cônsul Rainier Michael. A sustentabilidade, a economia criativa e a preocupação com os direitos humanos são algumas das pautas ressaltadas pela diplomata nessa passagem pela capital pernambucana.

Formada em direito pela Universidade de Ljubljana, ela ocupa o posto de embaixadora da República da Eslovênia no Brasil, Colômbia e Equador desde o ano passado. No Recife, Mateja Kračun cumpre uma série de agendas celebrando a atuação local do consulado, que promove negócios e intercâmbio cultural entre a Eslovênia e Pernambuco.

Visita à Câmara de Vereadores do Recife.

Quais são as principais pautas atualmente nas relações entre o Brasil e a Eslovênia?

Sinto-me honrada por servir num país com o qual a Eslovênia tem relações muito amigáveis ​​e que é o nosso parceiro econômico mais importante na região. O fluxo comercial cresce a cada ano.

No ano passado, em dezembro, comemoramos 31 anos de estabelecimento de relações diplomáticas. O Brasil foi o primeiro país da região a reconhecer a Eslovênia depois que declaramos nossa independência em 1991. O Brasil também foi o primeiro país da região a abrir uma Embaixada residente em Ljubljana, e seguimos com a abertura da Embaixada da Eslovênia em Brasília em 2010.

O ano de 2023 trouxe grande aceleração à dinâmica das relações bilaterais entre os dois países, e há muitos temas que estamos de acordo. Ambos os países partilham a paixão pela promoção da ecologia e da proteção ao meio ambiente. Os países mantêm um diálogo muito intenso em organizações multilaterais, onde muitas vezes temos um ponto de vista comum. A Eslovênia é agora membro do Conselho de Segurança da ONU e o Brasil completou o seu mandato em dezembro. Ambos promovemos a agenda de paz e segurança.

Espero também um maior aumento da cooperação política.

Qual a face que a Eslovênia se apresenta aí mundo nesse cenário contemporâneo, pós-pandêmico?

A proteção do meio ambiente é uma questão importante para a Eslovênia e para os eslovenos, e este tema foi ainda mais acentuado durante e após a pandemia. Prestamos especial atenção à ligação entre os direitos humanos, as alterações climáticas e a degradação ambiental. O nosso objetivo é preservar um ambiente limpo, saudável e sustentável que seja essencial para o pleno gozo de uma ampla gama de direitos humanos, incluindo o direito à vida, à saúde, à alimentação, à água e ao saneamento.

O foco principal da Eslovênia é apresentar-se como um país verde, criativo e inteligente, e este é também o slogan empresarial. A preservação do ambiente é de imensa importância e a Eslovênia está na vanguarda dos países em transição para a economia circular, que se centra na sustentabilidade, nas tecnologias verdes e na responsabilidade social corporativa.

A criatividade tem sido um dos focos mais importantes das empresas eslovenas e muitas soluções de alta tecnologia mostram que a Eslovênia é um dos países líderes nesta área. Aqui é mostrada a importância de treinamento e educação de alta qualidade, bem como de pensar fora da caixa. Muitas das soluções estão sendo utilizadas também no Brasil, que devido ao seu tamanho necessita de uma abordagem adequada para enfrentar os desafios do dia a dia.

Essa visita celebra os 8 anos do Consulado da Eslovênia aqui em Pernambuco. Quais os principais marcos dessa presença consular na região Nordeste?

Estou feliz em cooperar com nosso Cônsul Honorário no Recife, Rainier. Os cônsules honorários são a espinha dorsal da diplomacia eslovena e temos uma excelente rede em todo o mundo. Rainier é uma pessoa muito importante no Recife e aproveita todas as oportunidades para promover a Eslovênia em Pernambuco e outros estados da região Nordeste. Quero comentar particularmente o seu trabalho na área da educação e da economia, especialmente no último ano, quando viajou duas vezes à Eslovênia. Nos 8 anos de atuação como cônsul honorário Rainier colocou a Eslovênia nas mentes e nos corações de Recife e de Pernambuco. Ele aproveita todas as oportunidades para promover nosso país em sua cidade, estado e região do Nordeste, e conseguiu criar uma pintura incrível da Eslovênia que é querida por todos. Sou extremamente grata pelo seu trabalho 24 horas por dia e admiro sua energia positiva e dedicação à promoção da Eslovênia.

Durante minha estada aqui fiquei impressionada com o quão conhecido e apreciado Rainier é entre todos os seus colegas e amigos em toda a sociedade recifense e pernambucana. Ele é um membro valioso da sociedade e estou orgulhosa por ele ter concordado em ser cônsul honorário da Eslovênia, um país que pode ser menos conhecido aqui, mas que devido aos seus incansáveis ​​esforços e dedicação foi colocado no topo da agenda. É extremamente importante para a Eslovênia ter um cônsul tão ativo e dedicado e com a sua ajuda a Eslovênia, recebeu o reconhecimento como país amigo de Pernambuco há dois anos. Com este reconhecimento a Eslovênia foi reconhecida como um país com laços firmes com Pernambuco e estamos ampliando a opção de cooperação no futuro nas áreas de interesse mútuo.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon