*Por Paulo Caldas
As sombras têm medo do escuro? E por que elas vão quando ele vem? As sombras dormem? E o que elas comem, falam, pensam e ouvem? Por que imitam a gente e até fazem regime?
E quem é Camila, menina simples que passa desapercebida aos adultos e a outras crianças de nove anos? Por certo os leitores responderão que desconhecem. Pois bem; ela é uma criaturinha que possui o inusitado poder de viajar pelo universo enigmático das sombras. Uma personagem nascida do talento encantado de Maria Anna Martins e que habita neste “A observadora de sombras”.
O encantamento de Maria Anna não está só. Encontra o aconchego na mensagem visual, no traço virtuoso e na criatividade de Letícia Santiago, outra pernambucana, também tornada criança no ofício de ilustradora, dada à leveza expressiva ao compor as imagens.
Não obstante as poucas páginas, o livro seduz o pequeno leitor e por certo conquista os adultos graças à feliz simbiose entre as mensagens escrita e visual. Mas se as sombras pensam, ouvem e falam, só Camila pode explicar.
“A observadora de sombras” tem produção gráfica da Editora Flyve, Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul, e pode ser adquirido na livrarias convencionais (Imperatriz e Da Praça) e com a autora, pelo Instaram @m.annamartins.
*Paulo Caldas é escritor