Orquestra Criança Cidadã retoma apresentações para formação de plateia de música sinfônica – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Orquestra Criança Cidadã retoma apresentações para formação de plateia de música sinfônica

A série “Concertos para a Comunidade” inicia nova temporada neste dia 20 e segue durante o ano passando por bairros de Recife, Olinda e Ipojuca

A Orquestra Criança Cidadã reabre sua temporada de concertos gratuitos na próxima quinta-feira (20), com a volta do projeto Concertos para a Comunidade, iniciativa que leva música clássica a locais longe dos teatros e mais perto do grande público.

Estão previstos seis Concertos para a Comunidade entre abril e dezembro, sempre com classificação livre. Em cada um deles, a intenção é a de estabelecer laços com as comunidades através de concertos-aula, nos quais, além de música, há muita interação com a plateia, que aprende mais sobre os instrumentos que compõem uma orquestra sinfônica.

No primeiro ano de realização da série, em 2022, foram realizados oito concertos, que alcançaram mais de 1500 pessoas. Buscando ampliar as plateias em 2023, pela primeira vez a OCC realizará seu projeto em Ipojuca e em Olinda. 

“Há muita alegria e satisfação em tocar para os nossos vizinhos de comunidade”, comemora o maestro assistente da Orquestra, Jadson Dias. Para ele, a perspectiva de retomar a série de concertos abertos é animadora. “O resultado do ano foi bastante positivo porque vimos a comunidade ter acesso de forma mais fácil a músicas de concerto, que geralmente só se veem em teatros e lugares que muitos não têm o hábito de frequentar”, observa.

O primeiro evento do ano terá como palco a Escola de Referência em Ensino Médio Joaquim Nabuco, no bairro de São José, Recife. Na ocasião, o concerto será voltado apenas para alunos da unidade de ensino, assim como o concerto seguinte, em 20 de junho, que será realizado na Escola Municipal Professor José da Costa Porto, na Ilha Joana Bezerra. 

Depois, entre julho e dezembro, todos os Concertos para a Comunidade serão abertos para o público: em 19 de julho, na Paróquia Imaculada Conceição e Santo Antônio, no distrito de Camela, em Ipojuca; nos dias 20 de setembro e 18 de outubro, no Compaz Dom Hélder Câmara, ao lado da estação de metrô Joana Bezerra, na capital; e, por fim, no dia 10 de dezembro, o espetáculo acontece na Paróquia São Lucas, em Ouro Preto, Olinda.

O calendário completo está disponível online, no site da OCC: https://orquestracriancacidada.org.br/concertos.

A Orquestra Criança Cidadã, sediada nas instalações do 7° Depósito de Suprimento do Exército Brasileiro, é um projeto realizado com incentivo do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e que conta com patrocínio do Governo Federal e realização da Funarte.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon