Crescimento expressivo em emprego e faturamento mesmo com recuos pontuais
A atividade industrial brasileira segue em níveis superiores aos de 2023, conforme apontado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Entre janeiro e julho de 2024, a indústria de transformação registrou altas em várias variáveis, incluindo o faturamento, a utilização da capacidade instalada e o emprego, com destaque para o aumento de 1,7% no emprego industrial.
Mesmo com quedas pontuais, como o recuo de 3,6% na massa salarial em julho, o quadro geral continua positivo. “Os Indicadores Industriais de julho trazem como destaque a manutenção do nível de atividade em 2024 acima do registrado em 2023. Por mais que algumas das variáveis tenham caído de junho para julho, ao comparar o período de janeiro a julho deste ano com o ano passado, todas as variáveis mostram alta”, explicou Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI.
Outro ponto relevante foi o crescimento de 15,2% no faturamento da indústria em julho de 2024, em comparação com o mesmo mês de 2023. No acumulado do ano, esse indicador subiu 3,4%, atingindo o maior patamar desde 2021.