Após o acidente que resultou na morte de um homem de 55 anos durante um treino numa academia localizada em Olinda, no Grande Recife, um alerta se acende sobre os cuidados com a execução correta
O homem realizou o exercício de supino reto com barra livre quando o equipamento caiu sobre seu tórax. A maneira de pegar no equipamento e até o acompanhamento de um profissional de educação física são fatores que podem aumentar sua segurança na hora da atividade e garantir mais resultados. A personal trainer, Joana Barros, explica que "Se ele tivesse feito a pegada correta com a mão toda envolvendo a barra, com a carga adequada e optado por fazer na máquina Smith certamente não teria morrido".
Leia as orientações de Joana Barros com dicas para um supino reto com segurança:
- Fazer exercício com supervisão. Porque um personal trainer pode dar suporte em casos de acidente, corrigir uma execução ou pegada errada ou orientar em caso de excesso de carga.
- A pegada correta (posição das mãos ao segurar a barra) no supino reto, assim como o posicionamento correto dos punhos, possibilitam ao praticante conseguir manter a barra estável durante o exercício. O que pode evitar acidentes.
Para uma pegada correta, evite manter todos os dedos juntos enquanto segura a barra, prefira manter os polegares por baixo da barra e os punhos eretos.
- Para os que utilizam cargas altas e treinam sozinhos, executar o supino com barra na máquina “Smith”, bastante popular para fazer agachamentos com a barra do Smith nos ombros, é uma alternativa bastante segura e eficaz.
O ponto chave que confere maior segurança para quem estiver fazendo o supino nesta máquina, é que ela tem quatro traves, duas de cada lado: uma das mãos ao girar a barra para frente e outra fixa na base da máquina.
Para executar o supino reto no Smith, siga as orientações abaixo:
- Coloque um banco reto verticalmente embaixo da barra do smith. O Banco deve estar numa posição que possibilite ao praticante ter a barra alinhada com a linha média do peitoral, geralmente na linha dos mamilos. Para ficar correto, deite-se no banco e vá ajustando;
- Levante a barra e a trave numa posição em que haja espaço para você deitar no banco reto e alcançar a barra com as mãos;
- Coloque as anilhas, num peso em conformidade com a sua treinabilidade, sem exageros, afinal, o objetivo é treinar os músculos e não o ego.
- Deite-se com as costas no banco e antes de começar o exercício, posicione as traves que ficam nas partes fixas e laterais do Smith. Essas traves, servirão de proteção, caso falte força a ponto de não ser possível colocar a barra em segurança no suporte.
5.Execute o exercício.
Destaco que o supino executado de forma livre (fora da máquina) tem mais ganhos em termos de resultados, coordenação motora, intensidade e funcionalidade, mas em caso de garantir a segurança, vale a pena optar por essa alternativa.
Joana Barros é personal trainer com certificação americana e bacharel em educação física no Brasil. Também é especialista em exercício físico aplicado à reabilitação cardíaca e grupos especiais @soujoanabarros