Pilates e os benefícios na menopausa – Revista Algomais – a revista de Pernambuco
Fitness e Wellness

Fitness e Wellness

Jademilson Silva

Pilates e os benefícios na menopausa

Maiza da Costa é fisioterapeuta e professora de Pilates

A menopausa é um ciclo natural na vida da mulher, que se dá pelo fim dos ciclos menstruais e pela diminuição da produção de hormônios como o estrogênio e a progesterona. Essa fase pode trazer uma série de sintomas desconfortáveis, incluindo ondas de calor, alterações de humor, insônia, ganho de peso e dores articulares. Nesse contexto, muitas mulheres buscam tratamentos para aliviar esses sintomas e melhorar sua qualidade de vida. Nesse cenário o Pilates pode ser um forte aliado.

“O Pilates consiste em um método de exercícios que aumenta a força do abdômen, proporciona flexibilidade e equilíbrio. Desta forma, tem se destacado como uma excelente opção”, informa a fisioterapeuta Mayza da Costa.

Um dos principais benefícios do Pilates durante a menopausa é a melhora da força muscular. Que tende a diminuir com a redução dos níveis hormonais, levando a perda de massa muscular e ao aumento do risco de lesões músculo-esqueléticas.

“O Pilates fortalece os músculos de forma equilibrada, sem agredir as articulações, melhorando a postura e prevenindo dores lombares”, diz a fisioterapeuta.

Além da força, o Pilates é excelente para melhorar a flexibilidade, visto que, durante a menopausa, muitas mulheres experimentam rigidez nas articulações. Os movimentos suaves e precisos do Pilates ajudam a manter a amplitude de movimento, aumentando a mobilidade.

“A flexibilidade desenvolvida ajuda a prevenir quedas, reduzindo o risco de fraturas, aumentado em mulheres na menopausa devido à redução da densidade óssea”, orienta Mayza da Costa.

A densidade óssea é um fator de alerta durante a menopausa, já que a diminuição do estrogênio pode levar à osteoporose.

“O Pilates é um método super eficaz para a saúde óssea, os exercícios de alongamento e contratações submáximas do método, estimulam a abertura dos canais de cálcios dentro da célula, aumentando a produção de cálcio para os ossos”, comenta.

Mayza da Costa acrescenta:

“O Pilates também é benéfico para a saúde mental. O período da menopausa é frequentemente acompanhado por sintomas emocionais como ansiedade, depressão e alterações de humor. A prática regular do Pilates ajuda a aliviar esses sintomas ao promover a liberação de endorfinas, sendo os hormônios da felicidade. Além disso, a concentração e a respiração controlada exigidas pelo Pilates promovem maior poder de concentração, ajudando as mulheres a se sentirem mais calmas e centradas”.

Maiza da Costa chama a atenção para o Pilates e seu benefício por um sono reparador

Outro benefício importante do Pilates é a melhora da qualidade do sono. Muitas mulheres na menopausa sofrem de insônia ou têm dificuldades para manter um sono reparador.

“Os exercícios de Pilates, especialmente aqueles que incluem técnicas de respiração e relaxamento, ajudam a reduzir a tensão e a ansiedade, facilitando um sono mais profundo e restaurador”, conclui.

O Pilates promove a autoconfiança e a autoestima. Com as mudanças físicas que ocorrem durante a menopausa, muitas mulheres podem se sentir inseguras em relação ao seu corpo. O Pilates, ao focar no fortalecimento e na tonificação do corpo, ajuda a melhorar a imagem corporal.


Uyara Lima preza pelo equilíbrio e moderação alimentar – Foto: Nicole Mazzarolo

Manter uma alimentação saudável para as crianças durante as férias não é algo simples, mas com um pouco de planejamento e criatividade, é possível garantir que elas se alimentem bem mesmo com mais tempo livre. Existem algumas estratégias que podem ajudar como ter um plano de refeições para a semana, incluindo lanches saudáveis e refeições balanceadas, evitando a tentação de recorrer a fast food ou lanches pouco nutritivos. Envolver as crianças desde as compras até a ajuda na cozinha é outra dica interessante e por fim, manter a geladeira e despensa com itens mais saudáveis, como as frutas, iogurtes, vegetais, queijos mais magros, castanhas, etc. Para os pais que moram em regiões mais quentes como no Nordeste, por exemplo, umas das grandes preocupações é com a ingestão de água. Muito importante investir na ingestão de água para as crianças que passam boa parte do dia em atividades físicas e com um ambiente mais quente a hidratação se torna ainda mais necessária. Interessante o consumo de frutas porque além de ajudarem na reposição da água são ricas em vitaminas, minerais, carboidratos e fibras. Melancia e água de coco são grandes aliadas nas férias das crianças. Durante as férias, é natural que as crianças queiram consumir guloseimas. Em vez de proibir completamente esses alimentos, é importante ensinar a importância da moderação. Permitir que elas desfrutem de seus petiscos favoritos de vez em quando, mas equilibrar com opções mais saudáveis no dia a dia, é uma abordagem sensata.


Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Circuito Outubro Rosa, uma corrida de rua promovida pelo Real Hospital Português (RHP). A prova acontece no dia 19 de outubro, com largada no Cais da Alfândega, no bairro do Recife. O Circuito Outubro Rosa faz parte das ações do RHP para promover a campanha Outubro Rosa, dedicada à prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. Este ano, a prova vai para a sua terceira edição e deve reunir cerca de 3 mil corredores, que poderão escolher entre dois percursos – 5km e 10km.

“O Circuito Outubro Rosa é mais do que uma corrida, é um movimento de solidariedade e conscientização. Queremos envolver a comunidade em uma causa que salva vidas e promove o bem-estar”, destaca Jaquelinne Lira, diretora de Mercado e Marketing do Real Hospital Português.

O evento também oferece uma grande oportunidade para praticar atividade física ao ar livre e, ao mesmo tempo, apoiar a luta contra o câncer de mama. Diferente de outras corridas, o Circuito Outubro Rosa será realizado no fim da tarde, com largada às 16h30, fazendo também com que os participantes possam contemplar o pôr do Sol enquanto disputam a prova.

Os corredores que se inscreverem nas primeiras semanas terão acesso a um valor especial de primeiro lote. Para garantir a vaga, basta acessar o site www.soucorredor.com.br.


Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon