Pioneirismo Feminino Marca Nova Fase Do Instituto De Inovação Tecnológica Da UPE - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Pioneirismo feminino marca nova fase do Instituto de Inovação Tecnológica da UPE

Revista algomais

Pioneirismo feminino marca nova fase do Instituto de Inovação Tecnológica da UPEProfessora Márcia Macedo assume liderança com foco em inclusão social, interiorização da tecnologia e fortalecimento da ciência aplicada em Pernambuco

Pela primeira vez em sua história, o Instituto de Inovação Tecnológica da Universidade de Pernambuco (IIT-UPE) será liderado por uma mulher. A engenheira e professora Márcia Macedo, da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI-UPE), assume o comando do Instituto em um momento estratégico, que combina avanço na representatividade feminina e fortalecimento da agenda de inovação com impacto social. A docente também estará à frente da recém-criada Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico da UPE, cujo objetivo é aproximar a ciência universitária das demandas reais da população.

A nova coordenadora quer descentralizar o conhecimento tecnológico e transformar os mais de dez ambientes de inovação da UPE em núcleos ativos de desenvolvimento por todo o estado. “Queremos levar desenvolvimento tecnológico para todos os cantos de Pernambuco — de Noronha ao Sertão. [...] A ideia é fazer a tecnologia chegar onde hoje ela não chega. Porque a inovação de verdade é aquela que transforma a vida das pessoas”, afirma Márcia. Para isso, ela pretende conectar os centros de pesquisa e replicar políticas públicas voltadas à inovação, ampliando o alcance da universidade para além da capital.

Em um campo tradicionalmente dominado por homens, especialmente na engenharia, Márcia se destaca não apenas pela competência técnica, mas pela visão humanizada da liderança. “Acho que estamos vivendo uma nova fase. [...] Podemos ser uma em cada lugar, mas que sejamos uma que faça a diferença”, diz, reforçando o papel simbólico e inspirador de sua presença na coordenação. Seu estilo de gestão une firmeza com empatia, valorizando a diversidade como motor da inovação.

Outro foco da nova gestão será o investimento na inclusão social por meio da educação científica. Estudantes da rede pública, especialmente dos anos finais do ensino fundamental, estarão no centro de ações que buscam despertar vocações e ampliar horizontes. A estratégia é usar a inovação como ferramenta de transformação social, aproximando jovens da ciência em contextos onde ela ainda é pouco acessível.

Com trajetória sólida nas áreas de transportes, geoinformação e sustentabilidade urbana, Márcia Macedo representa uma nova geração de lideranças acadêmicas comprometidas com um modelo de desenvolvimento tecnológico inclusivo, descentralizado e com impacto real na sociedade.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon