Após duas décadas de gestação, a poesia de Plínio Pacheco Oliveira chega ao público com “Imagens para Jogar em Sonhos”, seu primeiro livro de poemas. Nascido em um cenário teatral na cidade de Fazenda Nova, onde a família Pacheco realiza a encenação da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, Plínio encontrou sua verdadeira paixão na poesia ao lado de influências como Maria do Carmo Barreto Campelo e a atriz Geninha da Rosa Borges. Aos 38 anos e doutorando em Direito, ele lança sua obra na Livraria Jaqueira, no Recife, no dia 25 de agosto.
Dividido em quatro partes, “Imagens para Jogar em Sonhos” aborda uma ampla gama de influências literárias. O livro traz desde poemas que dialogam com autores como Manoel de Barros, Sophia de Mello Breyner Andresen e João Cabral de Melo Neto até fragmentos surrealistas inspirados por Murilo Mendes. Plínio também se volta para questionamentos filosóficos e, em sonetos, traz reflexões inspiradas na obra de Jorge Luis Borges, apresentando uma dose de crítica social.
A Editora Mondru, responsável pelo livro, ressalta a criatividade das imagens inventadas pelo autor, e o projeto gráfico ilustrado por Odilon Redon. O lançamento em Fazenda Nova e na Feira Literária de Parati (FLIP) 2023, no Rio de Janeiro, também estão previstos para dar continuidade à divulgação da obra poética de Plínio Pacheco Oliveira.
Quando o solo era seco,
estiquei uma gota de chuva
até ela virar rio
e aprendi a língua da água
para que as minhas palavras
molhassem o chão.
Trecho do poema Confissões a Manoel de Barros, de Plínio Pacheco de Oliveira
SERVIÇO
Lançamento do Livro Imagens para Jogar em Sonhos, de Plínio Pacheco Oliveira e recital com Adriano Cabral, André Brasileiro, Fabiana Pirro, Gheuza Sena, Nínive Caldas e Roger Victor no baixo acústico
Local: Livraria Jaqueira (Bairro do Recife – ao lado do Paço Alfândega)
Dia/Hora: sexta-feira, 25 de agosto, às 18h
Valor do exemplar: R$ 60,00