"Filosofia do Bom Viver" será lançado por Mário Alves, às 18h, na Livraria Jaqueira. A obra reúne mensagens sobre amor, fé, trabalho, valores, conflitos humanos e sociais
É na madrugada que, muitas vezes, a inspiração chega. De repente, os pensamentos começam a surgir, brotar na mente. As horas vão passando e a imaginação fica ali martelando na mente. Provocando. O jeito então é a pessoa se levantar para colocar as ideias no papel. "Enquanto não escrevo, não consigo dormir", conta Mario Alves, que lançará seu primeiro livro impresso, nesta sexta-feira (29), às 18h, na Livraria Jaqueira, Bairro do Recife. Um sonho antigo que agora se torna realidade. Mas, ao longo da vida, ele já escreveu mais de 500 textos, entre músicas, poesias, cordéis, que ainda estão guardados na gaveta. Parte desse material já está registrado.
Ele conta que já deixa um caderninho e um lápis na cabeceira da cama para rabiscar, caso as ideias cheguem. Mas, segundo ele, as informações podem aflorar em qualquer lugar ou momento do cotidiano. Já aconteceu de ele rabiscar no para-brisa com lama, usando o dedo, durante uma viagem. Outra vez usou o papel interno de um maço de cigarro que achou no caminho, enquanto estava na rua. Tudo vale para não deixar escapar uma frase ou pensamento.
Assim é a rotina de Mário, que relata momentos, pessoas, lugares, acontecimentos. Por onde passa, observa a vida e o comportamento das pessoas de maneira natural. Isso pode ser espontâneo sobre algo que chame a atenção dele. Ou assim deseje refletir e narrar alguma situação, em forma de prosa, poesia ou texto corrido. Muitos desses textos já receberam até notas musicais, com seu violão Hawk, o fiel companheiro das inspirações.
Mário começou a escrever por volta dos 13 anos de idade, ainda na década de 60. Nem tinha pretensão, mas foi algo que foi brotando aos poucos. De palavra a palavra, foi reunindo frases e textos. Um sonho teria despertado nele o interesse pela escrita como um hobby. Algo que passou a fazer parte da vida dele, nas horas vagas e em intervalos de atividades. ”Muitas vezes, a inspiração já vem pronta e para abordar temas diferentes. Então eu tenho que escrever rápido ou esqueço”, adiantou o autor.
Suas composições retratam lições aprendidas a partir de experiências de vida, reflexões sociais, sátiras e textos cômicos. Entre suas narrativas, há diversos textos sobre a história de parentes e amigos, contadas de maneira hilária. E apesar de ser adepto da tecnologia, ainda prefere usar o lápis e papel na produção inicial de seus textos. Mas depois conclui e revisa o conteúdo na tela do computador.
O Livro
Impresso pela editora Babecco, o livro "FILOSOFIA DO BOM VIVER" tem 134 páginas e retrata situações diversas. A obra, disponível na Livraria Jaqueira, é um conjunto de textos reflexivos, escritos entre a década de 80 e os dias atuais. Inspirados em momentos diferentes da vida do autor, os textos trazem situações corriqueiras, familiares e sociais, reais e ficcionais e conduzem o leitor a refletir e buscar o desenvolvimento pessoal. São mensagens sobre amor, fé, trabalho, valores, conflitos humanos e sociais. “É um sonho antigo, que agora se torna realidade”, resume Mário.
O autor
Mário Alves da Costa nasceu em São José do Mipubi (RN), mas está radicado em Pernambuco há anos. De origem humilde, os pais trabalhavam no campo e em uma mercearia da família. Nesta loja, ele ajudava os pais na produção e venda de cachaça. Quando olhava para rodovia próxima à sua casa, já pensava desbravar novos horizontes e o que haveria mais adiante. Naquela época, nem imaginaria que, com seu esforço, estudo e muito trabalho viajaria o Brasil inteiro, acompanhando centenas de obras e liderando pessoas. Formou-se em Edificações e trabalhou na mesma empresa durante 39 anos. Em cada cidade por onde passava, mantinha o hábito de observar o mundo ao seu redor. Mario casou com Ivone, seu grande amor da juventude, há 47 anos. Teve dois filhos e já é avó, com três netas. Aposentado, ele está cursando graduação em Letras e Empreendedorismo para aperfeiçoar o conteúdo que chega à sua mente. Leva a vida de maneira leve e tranquila. E, nas entrelinhas, também escrevendo sua própria história de vida.
Serviço:
-O que: Lançamento do livro "FILOSOFIA DO BOM VIVER"
-Quando: nesta sexta-feira, dia 29 de julho de 2022.
-Onde: Livraria Jaqueira, na Rua Madre de Deus, 110. Bairro do Recife.
-Horário: 18h