João Canto, recém aprovado para o cargo de diretor-executivo do Iperid, fala nesta entrevista ao jornalista Rafael Dantas sobre a sua trajetória no campo das relações internacionais, sobre os planos do instituto e destaca as possibilidades da paradiplomacia em Pernambuco e nos municípios locais.
Como você avalia a atuação do Iperid nesses primeiros anos de funcionamento como um think tank de relações internacionais e diplomacia?
O IPERID nasceu com o propósito de ser o primeiro think tank de relações internacionais e diplomacia do Nordeste, promovendo, incentivando e articulando a temática com diversos setores da sociedade tais como a comunidade consular, academia, empresarial e política, conforme estabelece seus pilares centrais. A atuação do IPERID durantes seus primeiros anos tem sido, basicamente, de estabelecer o Instituto de forma a ser reconhecido pelos segmentos citados e disponibilizar o nosso conhecimento ao mercado, seja público ou privado, gerando massa crítica e soluções em nosso core business.
Você foi apresentado recentemente como diretor executivo do Iperid. Quais as suas atribuições neste cargo e quais os seus planos nessa gestão em 2022?
Fui alçado e aprovado pelos fundadores do IPERID ao cargo de diretor-executivo recentemente. O objetivo, além de apoiar a presidência nos projetos que estamos desenvolvendo, é conduzir a organização interna da pessoa jurídica do Instituito, a fim de possamos adaptar melhor a natureza juridica e tributária do think tank aos projetos que temos desenvolvido com diferentes entes e parceiros. Além disso, também tenho a função de conduzir nossos fellows a desenvolver projetos, artigos, e conhecimento acerca de de nosso core de forma acessível ao público geral. O propósito final permanece o de estabelecer o IPERID como top of mind no assunto através de sua atuação diversificada.
Como começou a sua trajetória nesse campo das relações internacionais?
Sou formado em relações internacionais em 2010, e atuo na área de negócios internacionais desde 2008. Sempre foi algo que busquei profissionalmente, de promover o comércio com diferentes países e culturas, aproximado Pernambuco do restante do mundo sem termos que passar pelo eixo Rio-SP, como é o habitual no Brasil. Por sorte, tive o privilégio de experimentar experiencias profissionais na iniciativa privada e pública, compreendendo diferentes formas de abordar e atuar na área das relações internacionais, desde o comércio exterior, passando por negociações internacionais, até o relacionamento com consulados focados em aproximar Pernambuco do restante do mundo. Até hoje tem sido uma experiência ímpar! Neste percurso, conheci e abracei a iniciativa do IPERID através de Rainier Michel, atual presidente e Cônsul da Eslovênia, onde venho colaborando até os dias de hoje!
Na sua opinião, quais as vantagens para o Estado de Pernambuco o fato do Recife abrigar tantos consulados e como tem amadurecido a paradiplomacia?
Historicamente, Pernambuco tem uma atuação internacional muito importante, desde os primórdios do Brasil. Há mais de 200 anos recebemos a nossa primeira representação consular, em 1815, dos Estados Unidos, que colaborou com a Revolução Pernambucana de 1817, marco da história do nosso povo e Estado. Ainda , devido a nossa importância histórica, econômica e a proximidade geográfica com os continentes europeu, norte americano e africano, isso colaborou, sem sombra de dúvidas, a nos tornamos o centro diplomático do Nordeste atualmente. Para Pernambuco, possuindo esta comunidade consular tão diversa, torna a Paradiplomacia uma atividade possível, alcançável e, sobretudo, importante de ser efetuada, tanto pela esfera municipal quanto pela estadual. Além disso, o nosso setor produtivo pode, de forma autônoma e independente, acessar esta comunidade consular para fins comerciais, econômicos e culturais com as representações. Inclusive, justamente pela própria natureza da paradiplomacia, o IPERID pode ser um canalizador ou promotor de ações e iniciativas para diferentes interessados, seja no fluxo de demandas locais para o estrangeiro como também demandas internacionais, para acessar soluções locais, sempre através da nossa comunidade consular local. Importante frisar que o IPERID possui e mantém excelente relação institucional com a representação dos consulados estabelecidos em Pernambuco.