Projeto Pequenos Brincantes difunde os saberes da Cultura Popular na Mata Norte - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Projeto Pequenos Brincantes difunde os saberes da Cultura Popular na Mata Norte

Revista algomais

Segunda edição do Pequenos Brincantes promove oficinas de mamulengo, cavalo-marinho e maracatu de baque solto para formação de crianças brincantes entre os dias 15 e 29 de março

Em sua segunda edição, o Projeto Pequenos Brincantes volta-se para o cuidado com a formação das crianças artistas que brincam Mamulengo, Cavalo-Marinho e Maracatu de Baque Solto em Glória do Goitá - PE (Mata Norte) com oficinas que acontecem entres os dias 15 a 29 de março. Em 2023, o objetivo é alcançar um público médio de 45 crianças, difundindo os saberes populares para as novas gerações e contribuindo para a salvaguarda das manifestações artísticas locais e patrimônios culturais pernambucanos.

Nascido em 2021, o projeto Pequenos Brincantes tem o intuito de fomentar a difusão e apropriação dos saberes populares nas novas gerações da Zona da Mata Norte de Pernambuco, com o público-alvo sendo formado por crianças ainda na segunda infância (dos 6 aos 12 anos). São dois meses de atividades formativas em brincadeiras da cultura popular para os pequenos, conduzido por mestres de notório saber.

O Pequenos Brincantes nasceu pelas mãos da jovem mestra mamulengueira Cida Lopes, que percebeu a partir das observações feitas pelos mestres mais velhos que as crianças dessa geração estão cada vez mais desconectadas dos brinquedos e brincadeiras populares. “Nós, que trabalhamos dentro da cultura popular, temos por tradição aprender através da observação, num processo longo e contínuo, que para alguns dura uma vida.”, disse Cida. “Neste projeto estamos tento a oportunidade de potencializar ainda mais esse processo de ensino e aprendizado, possibilitando que as crianças vivenciem a experiência da brincadeira com mais profundidade”, completou.

Para a mestra mamulengueira, o projeto não só é importante para a formação das novas gerações, como também traz benefícios para os mestres. “Essas vivências têm sido muito enriquecedoras não só para os pequenos brincantes, mas para nós mestres, que nos sentimos plantando uma semente e passando à diante a herança histórica e cultural nossa e de nossos antepassados”, afirmou.

Na primeira edição do ciclo formativo, por meio de atividades pedagógicas cerca de 60 crianças tiveram um primeiro contato com o Mamulengo, Cavalo-Marinho e os Brinquedos Populares, em três comunidades da zona rural de Glória do Goitá, sendo elas: o Distrito de Apotí, e os Sítios Palmeiras e Araçá. Essa edição seminal ocorreu durante a pandemia e respeitou todos os protocolos de segurança, tendo o incentivo do edital Funcultura Geral 2019/2020.

A realização do Pequenos Brincantes desperta para a importância e urgência em pensar estratégias de continuar difundindo os valores lúdicos, estéticos e pedagógicos da cultura popular para as crianças dessas localidades, mas sobretudo de ter um olhar mais atento e carinhoso com a memória do brinquedo para assim ressaltar e garantir que a dimensão cultural a relevância dos mestres locais para a identidade cultural da comunidade onde moram seja exaltada e preservada.

.A edição 2023 do projeto Pequenos Brincantes é uma realização das produtoras Quitérias e Armorial Interações Culturais, com apoio da prefeitura de Glória do Goitá e incentivo do Funcultura, governo do Estado de Pernambuco.

SERVIÇO

Oficina de Mamulengo

Com Theo Lopes e mestra Cida Lopes.

Para crianças de 07 a 12 anos.

Local: Esc. Pedro José Alves, Rua David Pereira do Rosário, nº 93, Centro (Glória do Goitá - PE).

De 15 a 17 de março, das 13h às 17h.


Oficina de Cavalo Marinho

Com Nayara Patrícia e mestre Zé de Bibi (Patrimônio Vivo de PE).

Para crianças de 07 a 12 anos.

Local: Esc Rosa Beltrão, Sítio Araçá (Glória do Goitá – PE).

De 20 a 22 de março, das 08h às 12h.

Oficina de Maracatu

Com Matheus José e mestre Heleno Fragoso.

Para crianças de 07 a 12 anos.

Local: Esc Alfredo Manoel, Sítio Palmeiras (Glória do Goitá – PE).

De 27 a 29 de março, das 08h às 11h.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon