Rebeca Andrade Faz História E Vence O Prêmio Laureus Como “Retorno Do Ano” - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Rebeca Andrade faz história e vence o prêmio Laureus como “Retorno do Ano”

Revista Algomais

Maior medalhista olímpica do Brasil, ginasta é a primeira mulher brasileira a conquistar o Oscar do Esporte e destaca superação após lesões

A ginasta Rebeca Andrade conquistou mais um marco inédito para o esporte brasileiro: ela foi laureada com o Prêmio Laureus 2025, considerado o “Oscar do Esporte”, na categoria Retorno do Ano. A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (21), no Palácio de Cibeles, em Madri. Aos 24 anos, Rebeca se tornou a primeira atleta mulher do Brasil a receber o prêmio internacional, após superar três cirurgias nos ligamentos e retornar com brilho absoluto nos Jogos Olímpicos de Paris, onde conquistou quatro medalhas — ouro, duas pratas e um bronze.

Eu me sinto muito feliz e honrada por receber meu primeiro Laureus... fico feliz de ser uma grande referência para as gerações que estão vindo e para pessoas em geral, de força, de mostrar que a gente pode alcançar os nossos objetivos, independentemente do lugar de onde a gente tenha vindo”, disse Rebeca, emocionada, ao agradecer o prêmio e citar sua psicóloga, Aline Wolff, como peça fundamental em sua trajetória de recuperação.

Além da brasileira, concorriam na mesma categoria nomes de peso, como o nadador americano Caeleb Dressel, a esquiadora suíça Lara Gut-Behami, o piloto espanhol Marc Márquez, o indiano Rishabh Pant (críquete) e a nadadora australiana Ariarne Titmus. A conquista de Rebeca também marca um feito raro para o país: o último brasileiro a receber esse reconhecimento foi Ronaldo Fenômeno, em 2003, após retornar de graves lesões no joelho e conquistar o penta com a Seleção.

A atuação histórica da ginasta em Paris 2024 consolidou seu status como maior medalhista olímpica do Brasil, somando agora nove pódios ao longo da carreira. Sua vitória no solo, desbancando a americana Simone Biles — que ficou com a prata — foi reverenciada não só pelo público, mas também pelas rivais no pódio. A trajetória de Rebeca reforça seu papel como ícone de superação, representatividade e excelência no esporte.

O Prêmio Laureus 2025 também consagrou outros grandes nomes, como Simone Biles (Atleta Feminina do Ano), Armand Duplantis (Atleta Masculino do Ano), o Real Madrid (Time do Ano) e Rafael Nadal, homenageado como Ícone do Esporte.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon