Publicação pernambucana se destaca entre os trabalhos mais relevantes da etapa estadual, com reportagens sobre inovação na Caatinga e exportações de pequenos negócios
A Revista Algomais está entre os destaques da etapa estadual do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), anunciada nesta terça-feira (19). A publicação pernambucana teve duas reportagens assinadas pelo jornalista Rafael Dantas selecionadas como finalistas na categoria Jornalismo em Texto. As matérias classificadas foram “Caatinga e Inovação: soluções do semiárido brasileiro para o mundo” e “Pequeno, porém exportador”.
A reportagem sobre as inovações na Caatinga destaca como as pesquisas, tecnologias e saberes populares estão transformando o semiárido nordestino em referência de bioeconomia e regeneração ambiental. Já a matéria sobre exportação de pequenos negócios ressaltou como que, apesar das barreiras para levar seus produtos e serviços para fora do País, na última década mais empresas pernambucanas de pequeno porte começaram a atuar no mercado internacional.
A presença da Algomais na lista reforça a relevância da revista no debate sobre economia, inovação e desenvolvimento regional. Nesta edição, Pernambuco bateu recorde de inscrições, com 117 trabalhos enviados, um aumento de 30% em relação a 2024. No total, 21 reportagens foram selecionadas para disputar os prêmios estaduais.
Os vencedores de cada categoria serão conhecidos em setembro, em cerimônia realizada no Recife. Os primeiros colocados avançam para a fase regional e, posteriormente, podem chegar à disputa nacional, que reunirá os melhores trabalhos jornalísticos sobre empreendedorismo e pequenos negócios do país.
A Algomais foi a vencedora da edição 2024 da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, com a reportagem Elas cultivam inovação e ficou em segundo lugar no ano de 2023, com a série Desafios do Desenvolvimento de Pernambuco, em ambas ocasiões com reportagens assinadas pelo jornalista Rafael Dantas.
Confira quem está na final
No Jornalismo em Texto, os selecionados foram: Cinthya Leite, do Jornal do Commercio; Inês Cristina Couto Campelo e Sérgio Miguel Buarque, da Marco Zero Conteúdo; Maysa Sena, da Folha de Pernambuco; além das duas reportagens de Rafael Dantas, da Revista Algomais.
Na categoria Áudio, concorrem trabalhos de Daniele Monteiro Barbosa Correia de Souza, Letícia Vitória Pereira Rodrigues e Lucas André Barbosa de Assis, da Rádio CBN Recife; Ernani Tavares, João Carneiro e Wesley Amaro, da Rádio Jornal; Nathan de Oliveira Santos e Tony Vasconcelos, do LeiaJá; e Wanderson Medeiros Amarantes e Helenilson Soares, da Rádio Maranata FM.
Já em Jornalismo em Vídeo, estão entre os finalistas Bruno Fontes, Monica Cunha, Eliab Pessoa e Ezequiel Quirino, da TV Globo; Caíque Batista e equipe, também da TV Globo; Jessé Oliveira e equipe, da TV Asa Branca; Luís Boaventura e Silvio Francisco da Silva, do Diario de Pernambuco; além de Renata Araújo, Sérgio Rabelo Filho, Wilson Neto e Natan Júnior, da TV Guararapes.
Na categoria Fotojornalismo, disputam Allison Torres da Silva, do Blog Fazenda Nova Online; Arnaldo Sete, da Marco Zero Conteúdo; Guga Matos e Maria Letícia Menezes, do Jornal do Commercio; Inês Cristina Couto Campelo, também da Marco Zero Conteúdo; e Rafael Vieira e Cléodon Coelho, do Diario de Pernambuco.
Por fim, no Jornalismo Universitário, o trabalho de Marcus Luan Cecílio Nunes, com orientação de Zulenilton Sobreira Leal, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB Juazeiro), também foi selecionado.