Rodrigo Braga inaugura Agricultura da Imagem no Museu do Estado

“O fotógrafo agricultor ara e planta uma imagem. Toda a minha fotografia é uma criação de mundo”, conta o artista visual Rodrigo Braga, que lança, na próxima quarta-feira (1) no Museu do Estado (Av. Rui Barbosa, 960, Graças), a mostra Agricultura da Imagem, com curadoria de Daniel Rangel. Nas obras apresentadas, que estão em formatos de fotografia e vídeo, é possível encontrar a lida do “fotógrafo agricultor”. Ao invés do fotógrafo caçador, que captura as imagens que encontra no mundo como se elas fossem presas, o agricultor constrói a imagem antes de fotografá-la. Há uma construção intencional no processo artístico de Rodrigo Braga. Há sete anos sem expor no Recife, o artista traz uma mostra que circulou nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza e foi vista por aproximadamente 220 mil pessoas. Em termos de quantidade de obras, trata-se da maior exposição de sua carreira artística.

Como argumenta o curador Daniel Rangel, no texto A tensão orgânica de Rodrigo Braga, “segundo o renomado artista canadense Jeff Wall, o fotógrafo agricultor é aquele que constrói suas imagens a partir de ideias concebidas previamente. Conceito oposto ao do ‘fotógrafo caçador’, (…) que captura o instante que vê”. Em Agricultura da Imagem, é possível encontrar diversas obras como que “semeadas” pelo artista. Além do fotógrafo agricultor, o visitante também irá se encontrar com os trabalhos de um artista viajante. “Vemos, na exposição, um pesquisador que vai buscar suas influências durante seus percursos e deslocamentos pelo mundo”, conta Daniel Rangel. A construção das fotografias de Rodrigo Braga resulta, portanto, da trajetória do artista por vários espaços naturais.

Como se vê na mostra, o processo criativo de Rodrigo Braga se faz justamente através de um jogo no qual o artista não assume o papel de uma mera testemunha do espetáculo da natureza, em um posicionamento relacional romântico que situaria a natureza como um objeto a ser apenas apreciado. Aqui, o sujeito assume o lugar ativo de participante da natureza e o que entra em cena é a relação do ser humano com o espaço no qual ele se encontra. Há uma atividade criativa na relação sujeito-natureza aqui desvelada. “Eu faço intervenções nessa natureza com a minha própria ação e tento evidenciar justamente a mimese que a natureza já faz com ela mesma. O graveto se relaciona com a veia e com os espinhos dos peixes e assim vai”, justifica o artista. No entanto, não se trata simplesmente de jogar com a natureza, brincando com as formas que ela oferece, mas também de explorar a tensão que existe entre homem e natureza.

No vídeo De natureza passional (2014), por exemplo, vê-se o artista à noite em uma clareira na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde mora há sete anos. No decorrer dos 13 minutos da obra, Rodrigo Braga pega um pedaço de madeira que está no chão e começa a bater violentamente no solo ao seu redor. Ele espanca a terra até ela ficar fofa e quente e ele ficar cansado. Só depois disso, ele deita e dorme. Ainda no vídeo, vemos o dia ficar claro. O artista, então, acorda e sente a terra que bateu com todo o seu corpo. Traz-se em questão aqui justamente a relação intensa, violenta e profunda do ser humano com a natureza.

Na obra, sente-se a familiaridade do artista com o meio natural, a água, a terra e os animais. Não é tanto por acaso: Rodrigo Braga nasceu em Manaus próxima à natureza e tem pais biólogos. “A natureza me traz gosto e familiaridade, mas é óbvio que eu sou um ser urbano de grandes cidades e carrego comigo todas as contradições que as pessoas urbanas têm. O meu trabalho não mostra uma paisagem idílica, romântica, irretocável, mas é justamente a minha visão, também urbana, sobre as paisagens que transito”, detalha o artista. No Rio de Janeiro, Rodrigo Braga mantém uma relação íntima com a mata, como se vê no vídeo acima citado, uma vez que a Floresta da Tijuca é justamente a maior floresta do mundo dentro de uma cidade. Não é preciso sair do Rio de Janeiro para entrar na mata, como acontece em cidades como São Paulo ou até mesmo no Recife.

Além da tensão sujeito-natureza, o fotógrafo agricultor também explora aqui o aspecto mimético próprio da natureza. Em obras como Campo de espera (2011), é possível se deparar com a imagem de peixes mortos atados por uma corda em árvores. Acima da árvore, veem-se urubus que surgem em uma relação especular com os peixes que estão pendurados abaixo da copa da árvore. Em Inventário de peixes verdes (2014), folhas ordenadas horizontalmente no tronco de uma árvore aludem à imagem de peixes. De maneira igualmente mimética, a fotografia Biomimesis (2010) mostra as relações sutis entre a estrutura esquelética de um peixe e as ranhuras de uma folha seca.

A mostra também conta com obras mais recentes, criadas pelo artista nos últimos cinco anos em diferentes regiões por onde passou, como Amazônia, Baía de Guanabara, Pernambuco, França e Estados Unidos. Uma das mais recentes, intitulada Mar Interior, foi uma instalação montada em 2016 no Palais de Tokyo, na capital francesa. “‘Mar interior’ é um termo de fato existente na geologia e significa literalmente uma porção de mar que ficou aprisionada, cercada de terra dentro de um continente”, explica Rodrigo Braga. No Museu do Estado, a obra será apresentada em registros fotográficos Outra obra recente que será encontrada na mostra é Florão da América, vídeo criado em 2016 em Paquetá, no Rio de Janeiro. Mais uma vez, vê-se aqui o artista que cria e intervém diretamente na paisagem por onde passa para a realização de uma nova imagem. Ele parte do mundo real, mas logo o transforma. A exposição fica em cartaz até o dia 06 de setembro.

Rodrigo Braga
Nascido em Manaus em 1976, Rodrigo Braga se mudou ainda criança para o Recife, onde se graduou em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente vive no Rio de Janeiro. Expõe com regularidade desde 1999. Em 2012, participou da 30ª Bienal Internacional de São Paulo e, em 2016, realizou uma exposição individual no Palais de Tokyo, em Paris. Em 2009, recebeu o Prêmio Marcantonio Vilaça – Funarte/MinC; em 2010, o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia; em 2012, o Prêmio Pipa/MAM-RJ Voto Popular; em 2013, o Prêmio MASP Talento Emergente. Possui obras em acervos particulares e institucionais no Brasil e no exterior, como MAM-SP, MAM-RJ e Maison Européene de La Photographie – Paris.

Serviço 
Exposição Agricultura da Imagem, de Rodrigo Braga
Abertura: 01 de agosto
Visitação: 02 de agosto a 07 de setembro
Local: Museu do Estado (Av. Rui Barbosa, 960, Graças).
Entrada gratuita

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