Projeto visa fortalecer o potencial econômico da região, considerada uma das maravilhas de Pernambuco. Foto: Kalleby Timóteo/Sebrae
O Vale do Catimbau, localizado no Agreste pernambucano e reconhecido como o segundo maior parque arqueológico do Brasil, está passando por um impulso no setor de turismo graças a um projeto desenvolvido pelo Sebrae/PE, em parceria com a Adepe e apoio da Prefeitura de Buíque. O projeto “Desenvolvimento do Potencial Econômico do Vale do Catimbau” oferece cursos gratuitos de formação para guias turísticos, além de aulas de inglês e espanhol, consultorias em marketing turístico e atendimento ao visitante. Com um investimento de cerca de R$ 154 mil, a iniciativa beneficia toda a cadeia do turismo na região.
Desde julho, o projeto iniciou suas atividades com um curso de Educação à Distância, formando dez novos guias turísticos, todos moradores da região que atuavam como condutores e agora buscam se profissionalizar. “O curso é ótimo, tem bastante aprendizado. Será mais conhecimento para nós, teremos uma nova visão sobre o turismo. Esperei muito por esse curso, acho que vai ajudar muito o meu trabalho”, celebra Anael Kalleby da Silva, um dos participantes. Além do curso de guia, o módulo de marketing turístico foi iniciado em setembro e as consultorias de atendimento ao turista estão previstas para este mês.
A programação do projeto ainda inclui um curso de espanhol em novembro e um curso de inglês, além de uma consultoria em governança programada para janeiro de 2025. Os cursos de idiomas, com turmas de 20 alunos, contarão com 80 horas/aula cada, enquanto as consultorias terão 40 horas, envolvendo encontros coletivos e individuais. O público-alvo abrange profissionais de pousadas, hotéis, artesãos, guias turísticos e proprietários de lanchonetes e restaurantes.
Localizado a cerca de 280 km do Recife, o Parque Nacional do Vale do Catimbau é um tesouro natural que abriga formações geológicas impressionantes, uma rica biodiversidade e vestígios arqueológicos que remontam a pelo menos seis mil anos. Com 27 sítios arqueológicos identificados, o Vale do Catimbau se destaca como um importante destino turístico em Pernambuco. Para mais informações sobre o projeto e suas atividades, entre em contato com o Sebrae/PE e descubra como participar.