Simpósio discute principais avanços na cirurgia metabólica e bariátrica robótica - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Simpósio discute principais avanços na cirurgia metabólica e bariátrica robótica

Revista algomais

Recife sedia, no dia 13 de dezembro, o II Simpósio de Cirurgia Metabólica, Bariátrica e Robótica de Pernambuco, no Hotel Luzeiros. Os principais nomes da especialidade no Brasil irão apresentar e debater os avanços no tratamento da obesidade e da cirurgia robótica. Entre os convidados para discutir os temas, estão os cirurgiões Marco Aurélio Santo e Alexandre Elias (SP), Caetano Marchesini (PR), Áureo Ludovico de Paula (GO), Álvaro Albano (BA) e Eduardo Pachú (PB). O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Capítulo Pernambuco, com apoio da Rede D’Or São Luiz e do Hospital Esperança Recife, que está próximo de atingir a marca de 1.000 cirurgias robóticas em cinco especialistas. A cirurgia metabólica bariátrica robótica é a segunda especialidade mais procurada, perdendo apenas para a urológica. As outras especialidades são cirurgias colorretais, torácicas e ginecológicas.

A programação está dividida em cinco miniconferências e três módulos de discussão. Nas miniconferências, serão abordados os temas “Como se preparar frente à transformação digital na Medicina e na Cirurgia”, “Bases fisiopatológicas da cirurgia metabólica”, “Alterações do metabolismo ósseo e muscular no paciente obeso”, “Câncer e DRGE no Sleeve”, “Como migrar para a cirurgia robótica de maneira segura”, “O que avançamos com a cirurgia robótica?”

Agenda TGI

Pela manhã, será realizado o módulo “Cirurgia Metabólica”, coordenado pelo dr. Marco Aurélio Santo (SP) e dr. Áureo Ludovico de Paula (GO), com moderação de dr. Guilherme da Conti (PE) e dr. Marconi Meira (PE). Dentro do módulo, serão abordados os temas “Como a cirurgia age no sistema metabólico”, “Resultados da cirurgia a longo prazo”, “Indicações além do IMC. Podemos considerar?” e “Quando associar o tratamento medicamentoso”.

À tarde, serão apresentados dois módulos de debates. O primeiro abordará “Perda de Peso – O que fazer”, coordenado pelo dr. André Teixeira (EUA) e dr. Marco Aurélio Santo (GO) e moderado pelo dr. Joaquim Branco (PE). Nesse módulo, serão apresentados os temas “Devemos procurar sempre a perda de peso?”, “Quando e como associar tratamento medicamentoso para auxiliar e resgatar a perda de peso pós-operatória?”, “Quando operar e o que fazer no reganho?” e “O que esperar da cirurgia no reganho de peso?”. No almoço, serão discutidas técnicas e dúvidas com os especialistas sobre o dia a dia dos procedimentos bariátricos.

A programação se encerra com o módulo “Aspectos cirúrgicos e endoscópicos”, coordenado pelo dr. André Teixeira (EUA) e dr. Eduardo Pachú (PB), com moderação de dr. Felipe Rolim (PE). Esse módulo trará os temas “Uso de antibióticos na cirurgia bariátrica”, “Tratamento endoscópico de fístula gástrica”, “Alternativas endoscópicas no tratamento do reganho de peso”, “A cirurgia bariátrica e o fígado”, “DRGE pós-sleeve: como prevenir e tratar”.

“O evento deste ano está ainda melhor. Contaremos com mais palestrantes, com mesas com assuntos atuais, abordando assuntos de interesse comum, como tendências inovadoras de abordagem e tratamento. Será uma oportunidade para discutirmos vários aspectos da cirurgia metabólica e bariátrica robótica, em um encontro de excelência, contando com a presença dos melhores profissionais do País. Além da troca de experiência e conhecimento entre os profissionais presentes, quem também se beneficia com o evento são os pacientes, que irão receber a terapêutica desenvolvida por esses profissionais”, avalia o presidente da SBCBM – Capítulo Pernambuco, Flávio Kremer.

A cirurgia robótica permite intervenções menos invasivas, com menor risco de hemorragias e infecções, menor dor pós-operatória e a possibilidade de uma recuperação mais rápida e o retorno mais cedo às atividades cotidianas e ao trabalho. “A cirurgia robótica tem contribuído bastante nos resultados da cirurgia bariátrica. Ela não só agrega muita tecnologia, como também aumenta a segurança do procedimento. O médico tem uma visão diferenciada, com movimentos mais precisos, e uma possibilidade de realizar suturas e movimentos de maneira muito mais precisa e adequada do que na videolaparacospia, que também é um procedimento seguro. Mas, sem dúvidas, a cirurgia robótica agregou tecnologia e segurança ao procedimento”, afirma o cirurgião bariátrico Álvaro Ferraz, da equipe de cirurgia robótica do Hospital Esperança Recife e coordenador científico do Simpósio.

Entre as principais doenças ligadas à obesidade, estão problemas cardíacos, diabetes, colesterol alto, depressão, câncer e dermatites, além de incontinência urinária, apneia do sono e disfunção hormonal e erétil (nos homens), refluxo gástrico e doenças articulares. “Os pacientes, quando têm indicação de tratamento cirúrgico para a obesidade, são aqueles que apresentam a doença em grau moderado ou grave, ou seja, são aqueles pacientes que têm o índice de massa corpórea (IMC) acima de 35, associado ou não a outras doenças. Para esses pacientes, o tratamento cirúrgico é o mais recomendado”, acrescenta o cirurgião Álvaro Ferraz.

Serviço

II Simpósio de Cirurgia Metabólica, Bariátrica e Robótica de Pernambuco

Data; 13 de dezembro, das 8h às 17h45

Local: Hotel Luzeiros (R. Barão de Santo Ângelo, 100 – Pina)

Informações: http://www.sbcbmeventos.org.br/simposiopernambuco/

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon