Wal Paes, Nutricionista e Personal Trainer, traz reflexões para as pessoas que prometem emagrecer no ano novo e não cumprem a promessa
Por Jornalista Jademilson Silva
Sempre no mês de dezembro as pessoas costumam fazer promessas de ano novo: estudar mais, dormir mais cedo, treinar. A promessa campeã é emagrecer. Você soube interagir sadiamente com a comida em 2023? Ou simplesmente foi escravo dela? O que a população anda fazendo de errado? Estamos mais preocupados em realizar dietas, muitas vezes da modinha, ou realmente ter um novo estilo de vida com reeducação alimentar? O Nutricionista e Profissional de Educação Física, Wal Paes, vai nos ajudar a entender o cenário.
As dietas geralmente são vistas como um plano temporário com restrições específicas como, por exemplo, a participação em um casamento e a noiva quer entrar no vestido na modelagem que sempre sonhou. Ou dieta para obesos com metas planejadas para redução do peso, principalmente por causa das comorbidades relacionadas à obesidade.
Já a reeducação alimentar é uma abordagem mais sistêmica e existe um longo prazo para desenvolver hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis. Optar por uma reeducação alimentar traz benefícios à saúde, promovendo uma relação mais equilibrada e consciente com a comida.
“Claro que temos que saber o perfil do paciente e qual o objetivo dele. Se, por exemplo, essa pessoa tem um casamento em janeiro e quer chegar no casamento mais 'seca', entrando no vestido, com o rosto mais fino, músculos mais definidos, a reeducação não seria o melhor caminho, pois ela exige duas coisas: tempo e paciência. E com pouco tempo para se trabalhar, o único caminho é uma abordagem mais ousada e restritiva.”, afirma Wal Paes.
E complementa:
“Mas, para aquelas pessoas que querem aprender a comer, não tem pressa em ver o resultado aparecer, está disposta a aprender sobre os alimentos e ter disciplina dia após dia, o resultado da reeducação alimentar a longo prazo com certeza é o melhor”, diz.
Fuja das dietas da modinha
É preciso entender alguns pontos-chaves dentro da alimentação: quando comer, quanto comer e o que comer.
“Ter horários pré-definidos para realizar as refeições ajuda a 'não errar' e comer no momento em que seu corpo precisa. Saber aproximadamente a quantidade que você está colocando no prato, faz toda a diferença no final de uma semana, um mês, um ano. Combinar os alimentos da forma adequada, sabendo escolher bem as proteínas, os carboidratos e as melhores fontes de gordura, são a chave para uma alimentação saudável ou não”, afirma Wal Paes.
Existe alimento vilão ou herói?
Será que podemos categorizar os alimentos? Wal Paes explica para o nosso leitor:
“Não existe alimento vilão, assim como não existe alimento herói ou milagroso. O que existe é encontrar um ponto de equilíbrio e saber como combinar os alimentos para, por exemplo: transformar um simples pão francês, que faz sua glicemia subir rápido em uma super refeição que achata a curva da glicemia, pelo simples fato de acrescentar uma porção de proteínas (ovos, frango, carne, atum, sardinha), orienta.
O processo de reeducação alimentar é contínuo. Novos hábitos são criados com disciplina e autorresponsabilidade. As promessas de emagrecer no próximo ano se dão, primordialmente, entre o natal e o ano novo.
“As pessoas não engordam entre o natal e ano novo. Elas engordam entre o ano novo e o próximo natal. Se você tem um estilo de vida ativo, com exercícios diários, boa hidratação e 80% das calorias que você ingere são alimentos que nutrem seu corpo, não será uma semaninha fora da rotina que fará você engordar. Até porque para você ganhar 1kg de gordura, teria que ingerir algo em torno de 7500 kcal a mais do que o de costume, o que é bastante pra uma semana”, revela Wal Paes.
Geralmente o peso adquirido nessa semana de festas e confraternizações, é proveniente do excesso de carboidratos, o que consequentemente carrega junto um excesso de líquido e como consequência isso se reflete na balança.
“Basta se hidratar muito após as festas, retomar os exercícios e investir um pouco a mais naquele exercício aeróbio para suar mais e otimizar a eliminação do excesso de líquido retido. Em 5-7 dias seu peso voltará ao normal”, revela o profissional.
Colaborou com a reportagem
Wal Paes é Nutricionista com especialização em nutrição esportiva, especialista em comportamento alimentar e obesidade, além de personal trainer
Instagram: @nutriwalpaes
Qual a importância de usar óculos de proteção durante o treino de natação?
O oftalmologista Gerber Caraciolo responde
"Todo mundo sabe que a prática de esportes é saudável para o organismo. Mas algo que é pouco difundido é que, ao se exercitar, é necessário tomar alguns cuidados para não sofrer acidentes na visão. Lembro as precauções necessárias para evitar danos à saúde ocular durante as atividades físicas. Dentre os acidentes mais comuns durante o exercício físico estão os traumas oculares, impactos, contaminações e mesmo excesso de exposição a raios ultravioletas. Existem, porém, cuidados simples para evitar esses incidentes e garantir o bem-estar visual. Especificamente, quem gosta de nadar deve usar óculos de natação para manter os olhos livres do cloro das piscinas ou do sal do mar. Além de proteger a região ocular contra contaminações, irritações ou corpos estranhos, esse tipo de óculos facilita a visão do nadador durante o mergulho”, explica. Outra medida importante para todas as pessoas, mas especialmente para quem pratica esportes ou é atleta, são consultas periódicas com o oftalmologista. Um acompanhamento regular com o especialista em saúde ocular é indispensável para prevenir lesões, diagnosticar problemas de visão e mesmo tratar traumas causados pela prática de esportes”, recomenda o médico. Diante de acidentes oculares é essencial procurar uma emergência oftalmológica imediatamente, pois a rapidez no socorro é essencial para o sucesso do tratamento. O paciente não deve se automedicar e nem deixar o tempo passar para ver qual será a reação. Tampouco é indicado retirar qualquer corpo estranho do olho e nem tocar a contusão ou coçar os olhos, pois corre-se o risco de piorar o problema ocular”.
O oftalmologista Gerber Caraciolo @dr.gerbercaraciolo é do Instituto de Olhos do Recife (IOR) @ior.oficial
Associação ajuda alunos de artes marciais
A Associação Beneficente Esportiva Criança Cidadã (ABECC) realiza Campanha Solidária de Artes Marciais. A proposta é permanente e visa beneficiar alunos em situação de vulnerabilidade e que praticam esportes de luta no Complexo Esportivo Nildo Nery dos Santos, no Cordeiro, zona Oeste do Recife. A proposta é arrecadar fundos para jovens carentes no custeio das competições nacionais. Informações AQUI
Itamaracá recebe corrida Desafio Milhas Trilhos e Trilhas (DMTT)
A Ilha de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife (RMR), recebe a etapa “Desafio Milhas Trilhos e Trilhas” (DMTT), corrida de 21k ou 9k, no próximo dia 17 de dezembro com concentração às 06h. Informações: 81 9.9988.7340
Curso de Educação Física da FPS recebe homenagem do CREF/PE
O curso de Educação Física da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) foi escolhido como referência em gestão na categoria ensino superior. A honraria foi concedida pelo Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco (CREF/PE).