“Territórios desviantes” explora novas perspectivas de arte e territórios no Recife - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

“Territórios desviantes” explora novas perspectivas de arte e territórios no Recife

Revista algomais

Exposição coletiva reúne obras de 25 artistas, abordando espaços, corpos e afetos com curadoria de Bitu Cassundé, na Galeria Marco Zero. Foto: obra de Rayana Rayo

A Galeria Marco Zero apresenta a partir do dia 30 de outubro, às 18h, a exposição coletiva “Territórios desviantes”, com curadoria de Bitu Cassundé. A mostra reúne trabalhos de 25 artistas de diferentes gerações e regiões do Brasil, com destaque para o Nordeste e o Norte. A exposição propõe diálogos instigantes sobre o conceito de território, explorando-o em suas múltiplas dimensões, como espaços físicos, corpos, ideias e afetos, buscando construir novas veredas e possibilidades através do insólito.

Agenda TGI

Inicialmente apresentada na 3ª edição da Rotas Brasileiras, em São Paulo, a exposição chega ao Recife com uma nova configuração. Segundo Bitu, a pesquisa envolveu visitas aos ateliês dos artistas, questionando hierarquias e fronteiras entre arte popular e contemporânea. “Nos interessa entender como as relações se estabelecem quando as obras desses artistas são colocadas em diálogo. Nossa ideia é pensar o território em suas cartografias, como a do Nordeste, e suas metáforas, como o corpo, a partir do desvio”, explica o curador.

A exposição reúne trabalhos em técnicas e suportes variados, como pintura, escultura e fotografia, dos artistas Advânio Lessa, Bozó Bacamarte, Bruno Vilela, Charles Lessa, Chico da Silva, Delson Uchôa, Devi de Jesus do Nascimento, Emanuel Nassar, Estevan Davi, Francisco Brennand, Geoneide Brandão, Gio Simões, Hélio Melo, Ianah, José Rufino, Juliana Lapa, Leonilson, Marlene Almeida, Montez Magno, Rayana Rayo, Rodrigo Braga, Rubem Valentim, Thiago Costa, Tunga e Véio. Marcelle Farias, sócia-fundadora da Galeria Marco Zero, destaca a importância de fomentar a pesquisa artística. “Entendemos que a galeria não é apenas um espaço de exibição e comercialização de obras, mas também de promoção de encontros, pensamentos e sensibilidades”, afirma.

Serviço
Exposição: “Territórios desviantes”
Local: Galeria Marco Zero
Abertura: 30 de outubro de 2024, às 18h
Visitação: até 18 de janeiro de 2025 (seg. a sex., das 10h às 19h; sáb., das 10h às 17h)
Endereço: Avenida Domingos Ferreira, 3393, Boa Viagem, Recife - PE
Entrada Gratuita
Informações: (81) 98262-3393 / galeriamarcozero.com / @galeriamarcozero (Instagram)

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon