Varejo moderno resiste a crise – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Varejo moderno resiste a crise

Na confraternização da Associação Pernambucana de Shoppings Centers (Apesce), a superintendente Associação Brasileira de Shoppings,  Adriana Colloca, afirmou que o setor deverá fechar o ano com um crescimento entre 2% e 3%. Uma taxa baixa em relação a média dos últimos anos, mas comemorada num período de baixa do mercado nacional. “É um ano difícil, mas temos ainda um desempenho superior ao da indústria e do comércio varejista em geral. Estamos nos reinventando. Além disso, houve um grande investimento, mesmo em meio à crise”. No ano, foram abertos 28 novos empreendimentos.


 

Em Pernambuco, o presidente da Apesce, Paulo Carneiro, apontou a abertura do Paulista North Way, como uma das grandes novidades do setor e exaltou a criatividade dos empresários para garantir a movimentação nos shoppings. “Tivemos um espírito permanente em busca de soluções. Os empresários descobriram novas oportunidades e ampliaram o foco de sua atuação”. Entre as ações em destaque ele mencionou a inserção de eventos na agenda do comércio, como o Liquida Grande Recife e o Black Friday.

O Shopping Center Recife, por exemplo, comemorou no Black Friday um crescimento significativo no fluxo de clientes no mall. Enquanto a movimentação média é de 65 mil pessoas por dia, na última sexta-feira (27/11) foram 110 mil pessoas circulando nas lojas. Além dos eventos, o mais tradicional dos empreendimentos do setor na capital pernambucana apostou em inovações para enfrentar a crise. “Em meio a um ano difícil, nosso papel é de investir em inovação. Apostamos numa mudança de algumas lojas âncoras, com a inauguração recente da Forever 21. Em breve teremos a volta da Tok&Stok e o Bompreço irá renovar toda a loja”, informou.

O caçula dos shoppings pernambucanos, o Paulista North Way, também teve o que comemorar no último final de semana. No dia do Black Friday, a circulação no mall teve um incremento de 20%, saltando dos 20 mil habituais para 36 mil consumidores nos seus corredores. Após a inauguração com 50 lojas, mais 20 foram abertas em novembro e para o mês do natal novas 30 operações deverão estrear. Para 2016, mais 25 lojas já têm data para abrir. “A movimentação do shopping está muito acima do que esperávamos”, afirma o sócio-diretor do Paulista North Way Shopping, Avelar Loureiro filho.

Juntos, os shoppings pernambucanos possuem 500 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL), gerando R$ 7 bilhões em vendas anuais no Estado. De acordo com a Apesce, o fluxo mensal de pessoas nos shoppings é de 14,4  milhões de consumidores.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon