No próximo domingo, Pernambuco e o Brasil estarão celebrando uma das eleições mais acirradas e tensas desde a redemocratização. Em referência ao período eleitoral, a coluna Pernambuco Antigamente resgata uma série de imagens do prédio da Assembléia Legislativa de Pernambuco. O Palácio Joaquim Nabuco, localizado na Rua da Aurora e em frente ao Rio Capibaribe, é um dos ícones da arquitetura pernambucana.
As fotos são da Villa Digital, da Fundaj, dos Acervos de Josebias Bandeira, Benício Dias, Manoel Tondella e d Biblioteca do IBGE.
De acordo com o site da Alepe, o atual prédio só foi concluído e entregue definitivamente no dia 20 de janeiro de 1876. O projeto e o início da construção, em 1870, foi de responsabilidade de José Tibúrcio Pereira Magalhães, major do Corpo de Engenheiros e bacharel em Ciências Físicas e Matemática.
.
.
De acordo com Lúcia Gaspar, da Fundaj, o estilo dórico clássico do prédio era o padrão arquitetônico para os edifícios públicos naquela época. Ela aponta que apesar de reformas que o palácio passou ao longo desse tempo, o exterior manteve todas as características da sua inauguração.
O nome Palácio Joaquim Nabuco só foi atribuído ao edifício em 1948, por indicação do deputado Tabosa de Almeida.
Alepe em 1905 (esta imagem é do Acervo Manoel Tondella)
Alepe, em 1906
Alepe, na década de 1910
.
Alepe, em 1915
Alepe, em 1922
Vista aérea do bairro
Com a Faculdade de Direito em primeiro plano e a Alepe às margens do Rio Capibaribe
.
Postal da Alepe
*Por Rafael Dantas é repórter da Algomais (rafael@algomais.com). O jornalista assina a coluna Gente & Negócios no site da Algomais
REFERÊNCIA:
GASPAR, Lúcia. Assembléia Legislativa de Pernambuco. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar>. Acesso em: 1 fev. 2018.
História da Alepe. Site da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Disponível em: <http://www.alepe.pe.gov.br/historia>. Acesso em: 1 fev. 2018.