--> 1º de maio: Pequenos negócios lideram geração de empregos em Pernambuco - Revista Algomais - a revista de Pernambuco
Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

1º de maio: Pequenos negócios lideram geração de empregos em Pernambuco

Construção civil é o setor que mais gerou postos de trabalho formais em janeiro e fevereiro deste ano (Foto: Arquivo Pessoal Robério Coelho)

Neste 1º de Maio, data dedicada ao Dia do Trabalhador, é importante destacar a participação do setor dos pequenos negócios. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2023, esse setor contribuiu com mais de 46 mil novos postos de trabalho em Pernambuco, enquanto as médias e grandes empresas viram o fechamento de mais de 1,5 mil vagas. Apenas nos dois primeiros meses de 2024, os pequenos negócios adicionaram 4,5 mil empregos formais. Destacando-se no segmento da construção civil, a construção de edifícios liderou as contratações no estado, gerando 990 novos postos de trabalho.

Agenda TGI

Liderança da Construção Civil

Conforme afirmou Sylvia Siqueira, economista e analista do Sebrae/PE, o setor da construção civil impulsionou o aumento nos postos de trabalho devido ao retorno dos investimentos na área.

“Esses novos postos envolvem tanto as áreas de construção direta como também o setor de engenharia. Essa retomada, tanto do setor privado quanto do setor público, vem gerando a necessidade de maior contratação”.

Case de sucesso no setor

Um caso exemplar é o de Robério Coelho, microempresário de 30 anos no ramo da construção civil, que demonstra como investir pode resultar na expansão da equipe de colaboradores. Especializado em pré-moldados para estruturas de edificações, a empresa que opera em Petrolina, no Sertão do São Francisco, conseguiu triplicar o número de colaboradores em sua empresa em apenas dois anos. Ao adquirir o negócio em 2022, que já possuía 30 anos de atuação no mercado, contava apenas com 16 funcionários. Atualmente, a empresa emprega 56 profissionais sob o regime celetista.

“Eu implantei um software de atendimento e gestão, contratei profissionais para realizar uma gestão moderna e cheguei a clientes que eu não atendia. A produção aumentou, contratamos mais profissionais”.

Perspectivas de desempenhos melhores para pequenas empresas

Sylvia Siqueira destaca que "à medida que a economia apresenta sinais de melhora, é esperado um aumento na geração de empregos, com meses registrando maior e menor número de vagas criadas". Além do setor de construção de edifícios, outros setores se destacaram na geração de empregos nos meses de janeiro e fevereiro, como o Ensino Fundamental (365 vagas) e os serviços combinados de escritório e apoio administrativo (352 vagas). Para aqueles que consideram abrir novas vagas de emprego, a economista oferece algumas dicas importantes.“Os pequenos negócios têm muitos desafios na hora de contratar, um deles é a estrutura tributária com a qual ele precisa arcar. Por isso, ele deve avaliar bem a sua capacidade produtiva e as capacidades técnicas desse profissional para atender à sua demanda”, recomenda.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon