Setor enfrenta alta nos custos e queda de clientes, revela pesquisa realizada em agosto. (Foto: Alonso Laporte)
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Pernambuco divulgou dados preocupantes sobre o setor de alimentação fora do lar. De acordo com a pesquisa, 56% das empresas estão operando sem lucro, refletindo os desafios impostos pela redução no número de clientes e o aumento dos custos de insumos, como alimentos e bebidas.
Tony Sousa, presidente da Abrasel em Pernambuco, destacou a gravidade da situação: “É preocupante saber que mais da metade das empresas estão operando sem lucro. Isso compromete a saúde financeira do setor.” Além disso, a pesquisa revelou que 19% dos estabelecimentos registraram prejuízo, enquanto 37% conseguiram manter um equilíbrio financeiro. O endividamento também é uma realidade crítica, com 36% das empresas relatando dívidas em atraso, especialmente relacionadas a impostos federais.
A pesquisa também revelou que 31% dos estabelecimentos não reajustaram preços nos últimos 12 meses, e 59% ajustaram apenas conforme ou abaixo da inflação. Mesmo diante desse cenário desafiador, Tony Sousa acredita em uma recuperação no último trimestre do ano, especialmente com o aumento do movimento nas festas de fim de ano.