26º Encontro de Cavalo Marinho acontecerá em edição virtual - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

26º Encontro de Cavalo Marinho acontecerá em edição virtual

Rafael Dantas

Única festa no calendário nacional a celebrar o tradicional folguedo popular, o Encontro de Grupos de Cavalos Marinhos do Brasil chega à 26ª edição em novos tempos, aderindo ao formato virtual. No sábado 20 de março, a Casa da Rabeca promove o evento, a partir das 18h, pelo seu canal no Youtube, com mais de quatro horas da mais genuína cultura nordestina, reunindo música, teatro e poesia.

A abertura do Encontro terá uma exclusiva Roda de Prosa entre o curador do evento, Pedro Salustiano, e mestres de Cavalo Marinho. Os convidados vão falar sobre a brincadeira, que reúne dezenas de grupos, boa parte da Zona da Mata de Pernambuco.

Agenda TGI

Na segunda parte do evento, também inédito, um verdadeiro show gravado em fevereiro, antes da pandemia, com a participação de oito grupos de Cavalo Marinho, cada um apresentando uma parte do folguedo. São eles: Boi Matuto, Flor de Manjerona, Boi da Luz, Cavalo Marinho de Mestre Batista, Boi Brasileiro, Cavalo Marinho Estrela Brilhante, Boi Pintado e Cavalo Marinho Estrela de Ouro.

“Em tempos de distanciamento social, como agora em virtude da pandemia de Covid-19, a cultura popular se reinventa, mas não pode ser esquecida”, diz Pedro Salustiano, que se uniu ao consultor Osmar Barbalho para organizar a iniciativa.

“Esta é uma forma de registrar e reverenciar, mais uma vez, a grande paixão Mestre Salu pelo Cavalo Marinho, hoje herança de seus filhos e netos. Uma prova de afirmação da força e do protagonismo da família Salustiano”, completa Pedro.

O evento é realizado graças ao incentivo da Lei Aldir Blanc através da Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco.

Online – Totalmente gratuito, o Encontro será integrado em seus dois momentos. A Roda de Prosa servirá de base para o entendimento do que será levado ao público a seguir por meio das danças e encenações.

Para Pedro Salustiano, essa é uma oportunidade única para o público conhecer o Cavalo Marinho, em especial aqueles que moram fora do estado e não têm a chance de participar anualmente do evento. Realizado ininterruptamente há 25 anos, foi suspenso em 2020 em virtude da pandemia.

O Cavalo Marinho é um folguedo que une a música – com rabecas, pandeiros, ganzás, e figuras humanas e fantásticas, entre elas as mais conhecidas, o Mateus, O capitão, o Mestre. Em Pernambuco, o saudoso Mestre Salu, criador da Casa da Rabeca em 2008, idealizou o encontro para manter viva a tradição das brincadeiras que fizeram parte da sua infância e juventude.

Serviço: 26º Encontro de Cavalo Marinho – Etapa Digital

Sábado dia 20 de março de 2021, às 18h

Transmissão pelo Youtube da Casa da Rabeca

Acesso Gratuito | Classificação etária: LIVRE.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon