Há 30 anos mais pessoas tomavam conhecimento de uma cena cultural, com ênfase na música, que já rolava há algum tempo no Recife. Isso aconteceu quando foi publicado num jornal local o release-manifesto feito para apresentá-la à imprensa, mas sobretudo aos recifenses e pernambucanos, ligados ou não à cultura local. O texto falava de certa Manguetown e sua biodiversidade, de mangueboys e manguegirls, de Josué de Castro... E, claro, da antena parabólica fincada no mangue, símbolo da nova cena que começava a desentupir as veias da cidade com novas ideias e atitudes.
Dois anos depois, o release-manifesto ganhou outra dimensão quando apareceu encartado no álbum ‘Da Lama ao Caos’, da banda Chico Science & Nação Zumbi. Aclamado nacionalmente, o seminal álbum da CS&NZ antecedeu, por pouco meses, o não menos importante e emblemático ‘Samba Esquema Noise” da banda Mundo Livre S/A, liderada pelo autor do release-manifesto, o jornalista e músico Fred Zero Quatro, tendo como ‘cúmplice’ o também jornalista Renato Lins, ou melhor, Renato L., que logo seria chamado de ‘ministro da informação da Manguetown’.
Passadas três décadas do release-manifesto, a banda Mundo Livre S/A acaba de lançar novo álbum totalmente antenado com o momento político e cultural do país. Isso tem colocado novamente a banda no centro das atenções da mídia nacional, não só por sua original musicalidade, mas igualmente pela crítica social e política contida nas letras e nas atitudes de seus integrantes. O álbum mostra que os caranguejos com cérebros continuam pensando e estão cada vez mais antenados com o que acontece não só no Recife, mas no país.
Os 30 anos do manifesto e o lançamento do álbum ‘Walking Dead Folia (Sorria, Você Teve Alta!)’ serão alguns dos temas do bate-papo com Fred Zero Quatro, que contará com a participação especial de Renato L. A primeira edição de 2022 do Sonora Coletiva será transmitida pelo Canal multiHlab no YouTube, no dia 10 de fevereiro, às 19h. O Sonora Coletiva é uma atividade da Revista Coletiva, vinculada à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e é apresentado por um de seus editores, o pesquisador Túlio Velho Barreto.
SERVIÇO
LIVE – O QUE PENSAM HOJE OS ‘CARANGUEJOS COM CÉREBROS’
SONORA COLETIVA conversa com FRED ZERO QUATRO
Jornalista, músico, compositor e cantor da banda MUNDO LIVRE S/A
10 FEVEREIRO (quinta-feira) - 19h - Canal multiHlab no YouTube
Participação especial do jornalista e DJ RENATO L.
Apresentação do pesquisador TÚLIO VELHO BARRETO (Fundaj)