Diante do agravamento dos efeitos das mudanças climáticas, chuvas intensas, secas prolongadas e outras catástrofes naturais são cada vez mais frequentes. Episódios extremos que afetam a todos, mas trazem um drama mais acentuado para as populações que sempre viveram excluídas dos melhores lugares das cidades para se morar. Nesta série de reportagens, o repórter Rafael Dantas mergulhou na realidade das famílias que moram em 3 comunidades ribeirinhas simbólicas às margens dos 3 principais rios da capital pernambucana.
Existem respostas em construção para tornar ao menos a cidade do Recife mais resiliente às mudanças climáticas e melhorar a qualidade de vida dessas populações, como o Promorar Recife e o Parque Capibaribe. Em paralelo, um relógio de multiplicação das calamidades deixadas pelas mudanças climáticas no Brasil e no mundo.
O projeto 3 Rios, 3 Comunidades, 3 Desafios foi realizado com apoio do Programa Acelerando a Transformação Digital, do ICFJ (International Center for Journalism) e da Meta, tendo mentoria do jornalista Chico Otávio. Nas reportagens, convidamos os fotógrafos Felipe Karnakis (na Vila Arraes, na Várzea, Recife), Midiã Tavares (na Comunidade do Teatra, em Passarinho, Olinda) e Thally Santos (em Coqueiral, Recife) residentes dos bairros onde estão as comunidades abordadas. A edição das reportagens é de Cláudia Santos, o designer de Rivaldo Neto e as capas de Henrique Pereira.
apoio