4 álbuns para conhecer a música instrumental pernambucana (dicas do Maestro Spok)

Trazemos hoje a indicação de quatro álbuns para conhecer a música instrumental pernambucana. O nosso roteiro musical foi escolhido pelo saxofonista pernambucano Spok, o maestro da SpokFrevo Orquestra. De clássicos da nossa cultura até produções mais recentes estão nessa lista.

Antúlio-Madureira-Capa-CD-01

 

Teatro Instrumental (Antúlio Madureira)
O disco produzido em 1993 por Antúlio Madureira foi gravado no Estúdio do Som, no Recife, e tem a maioria do repertório com canções próprias (9 das 11). O trabalho traz ainda duas músicas de Heitor Villa-Lobos (Ária das Bachianas nº 5 e O Trenzinho do Caipira), além da faixa final, que encerra com Frevos para Marimbau: Hino do Elefante de Olinda (Clídio Nigro), Fogão (Sérgio Lisboa), Vassourinhas (Mathias da Rocha). Veja abaixo um vídeo com a música Cavaleiro do Sol, que é o tema de Abertura do Auto da Compadecida.

 

 


Orquestra de cordas dedilhadas de pernambuco 2

Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco

O álbum é o trabalho do grupo pernambucano criado por Cussy de Almeida ainda na década de 1980. Como diferencial, o grupo misturou violas sertanejas com bandolins, cavaquinho, violão, percussões e contrabaixo. A produção do grupo seria uma continuidade do trabalho realizado pela Orquestra Armorial na década de 70. O disco foi gravado em 1984 e ganhou uma versão em CD no ano de 1997, gravado pela Funarte/Atração Fonográfica/Instituto Itaú Cultural. A produção foi de Maurício Carrilho.

 

Confira a música Cipó Branco de Macaparana, gravado nesse disco. (Confira mais músicas no YouTube neste link).


frevos de rua

 

Frevos de Rua – Os melhores do Século 

Spok indica também a coleção Frevos de Rua – Os melhores do Século, que foi gravada pela Orquestra do Maestro Duda e produzida por Luiz Guimarães.

 

Confira abaixo uma das músicas em destaque da coleção.

 

 


renato bandeira e som de madeira

 

Renato Bandeira e Som de Madeira

O álbum mais recente dos indicados por Spok é “De ponta cabeça”, de Renato Bandeira & Som de Madeira. O Quarteto instrumental pernambucano é formado por Renato Bandeira (viola, violão e guitarra), Augusto Silva (bateria), Hélio Silva (baixo) e Júlio César (acordeom). O grupo tem influência da Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco, Banda de Pau e corda, Quinteto Violado, Sivuca, Dominguinhos, Hermeto Pascoal entres outros grandes nomes da nossa música.

Confira abaixo o vídeo da música De ponta cabeça. O CD/DVD pode ser adquirido na Passa Disco.

 

 

*Rafael Dantas – repórter da Revista Algomais (rafael@revistaalgomais.com.br)

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon