Final de semana com muita música

Por Yuri Euzébio

O fim de semana reserva opções variadas para quem, assim como esse intrépido colunista que vos escreve, curte uma boa música. Diversos shows estão programados para acontecer e abrangem os mais variados públicos. Cometo a ousadia de tentar convencer você que lê essa ilha textual sonora a acompanhar alguma dessas apresentações. Por minha conta e risco.

Comemorando 30 anos de carreira em 2019, a banda Eddie participa do 3° Festival da Juventude, que é uma realização da Prefeitura do Recife em parceria com o No Coquetel Molotov, e acontecerá amanhã (9/11), a partir das 13h, no Parque da Macaxeira, Zona Norte do Recife. O grupo, desde o seu início, no fim da década de 80, sempre levantou a bandeira de Olinda, levando o som urbano da periferia da cidade misturado ao rock, punk e outros ritmos, como samba, frevo, reggae, surf music, coco e pop numa embalagem que os músicos batizaram de Original Olinda Style, título de um dos clássicos álbuns da banda.

A trupe liderada por Fábio Trummer já lançou oito discos, incluindo clássicos como “Metropolitano” (2006) e Carnaval no Inferno (2008). Dentre seus maiores sucessos estão “Pode me Chamar”, “Baile pra Betinha” e “Bairro Novo/Casa Caiada”. Ano passado, eles lançaram seu último disco de estúdio “Mundo Engano”, produzido por Pupillo.

Com o tema #DefendendoDireitos, o Festival da Juventude completa três anos e se consolida no calendário cultural da capital, com a proposta de promover um encontro de celebração entre as diversas expressões da juventude da cidade. Para 2019, a estimativa é de um público de mais de 5 mil jovens.

A prévia do Festival No Ar Coquetel Molotov é aberta ao público, e contará além da apresentação da Eddie, com os shows Margot, Arrete, Halo, 9K, Okado do Canal e o Afoxé Omim Sabá. Além disso, o Festival traz artistas circenses, oficinas, feira com artesanato e gastronomia, apresentações dos grupos culturais juvenis selecionados em edital, exposição e discotecagens, contemplando os mais variados gêneros musicais curtidos pela juventude pernambucana.

 

IVO THAVORA E DIZMAIA NO TERRA CAFÉ BAR

 

Já nesta sexta 08/11, Ivo Thavora e a banda Dizmaia se unem para uma festa dançante no Terra Café Bar. Ivo traz o repertório do seu disco de estreia, Rebento, lançado este ano, com algumas músicas de artistas que influenciam a sua carreira, como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Sandra de Sá. Já a Dizmaia, vem com pérolas do síndico mais querido do Brasil: Tim Maia, além de composições autorais de um novo projeto musical, que a banda pretende lançar no próximo ano. A noite ainda reserva um encontro dos artistas no palco, com clássicos da música popular swingada do Brasil.

Ivo Thavora e DizMaia no Terra Café Bar
Rua Bispo Cardoso Ayres, 467, Boa Vista – Recife
Ingressos à venda no local ou através do sympla:
https://www.sympla.com.br/ivo-thavora-e-dizmaia-no-terra-cafe-bar__704414

 

Recife recebe Encontro Nacional das Mulheres na Roda de Samba

Voltando ao sábado, Recife receberá também a segunda edição do “Encontro Nacional das Mulheres na Roda de Samba”, com homenagem à cantora e compositora Leci Brandão, referência para todas as mulheres que trabalham com música. O evento tem início às 15h, no Terra Café – Bar, localizado no bairro da Boa Vista. A entrada do show, que conta com as apresentações de Karynna Spinelli, Nena Queiroga e Carla Rio, entre outras cantoras que representam o samba, custa R$ 10 + 1kg de alimento não perecível.

Considerado o maior evento de mulheres sambistas, o projeto vai acontecer simultaneamente em 19 estados brasileiros. Além do Brasil, haverá representação de mulheres do samba em três países no exterior: Argentina (La Plata), Portugal (Lisboa) e, por último, Itália (Florença), totalizando 25 cidades. A abertura da roda de samba acontecerá às 17h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no Facebook, contemplando todas as cidades participantes.

Na capital pernambucana, grandes expoentes do ritmo estarão presentes, como: Karynna Spinelli, Gracinha do Samba, Helena Cristina, Nena Queiroga, Amanda Cabral, Mannu Travassos, Michelle Monteiro, Monica Feijó, Carla Rio, Riá, Selma do Samba, Monike Carvalho, Pandora, Keka Villaverde, Leide do Banjo, Sofia Souza, Kelly Rosa, Chris Mendes, Mayra Clara, Amanda Gânimo, Isadora Melo, Luisa Perola, Tambores de Saia, Gerlane Gell, Marilia Fernandes, Martha Lacerda, Ana Carolina, Gabriela Wanda, Ana Paula Marinho, Aryane Vieira, Babis Regina, Gilvânia Leal, Carla Souza, Erlani Silva, Eneyda Rodrigues, Cinthya Pimentel, Paloma Lima, Laura Proto, Mannu Ferreira, Suelen Nunes e Rhaissa Silva comandam agito.

Com o intuito de promover a representatividade feminina no samba, o projeto ainda conta com as participações de mais de 25 cantoras, 15 instrumentistas, produtoras, técnicas, fotógrafas, batuqueiras locais, além do Cortejo do Tambores de Saia, Feira de Artesanato com o Coletivo Quilombar, e Feira das Mulheres Pretas.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon