5 fotos do Engenho Massangana Antigamente - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

5 fotos do Engenho Massangana Antigamente

Revista algomais

Com origens no século XVI, o Engenho Massangana, localizado no Cabo de Santo Agostinho, fez parte da infância do abolicionista Joaquim Nabuco. O ilustre pernambucano foi inclusive batizado na capela desse engenho em 1849 e lá viveu seus primeiros oito anos de vida.

"O engenho Massangana tem suas origens no início da colonização portuguesa no século XVI. Situado nas margens do rio Ipojuca, no município pernambucano do Cabo de Santo Agostinho, a cerca de 40 quilômetros do Recife, tem como provável fundador Tristão de Mendonça, que recebeu as terras de Duarte Coelho, primeiro donatário da Capitania de Pernambuco", afirmou Lúcia Gaspar, da Fundação Joaquim Nabuco, no texto Engenho Massangana"¹.

Agenda TGI

Uma imagem do Engenho Massangana já foi inclusive publicada na coluna Pernambuco Antigamente, no post sobre "8 Casas e Casarões do Grande Recife".

No site dedicado ao engenho, há uma pequena descrição do período de maior eferverscência do lugar e da presença do seu ilustre morador. "Na época do auge do açúcar, o rio servia para o escoamento do que era produzido nele, e nos engenhos da região, até o Porto do Recife. Em meados do século XIX o senador do império Joaquim Aurélio Pereira de Carvalho e sua esposa Ana Rosa Falcão, madrinha de Joaquim Nabuco, tornaram-se proprietários do local. Em 1849, logo que nasceu, Nabuco mudou-se para o Engenho Massangana onde viveu seus primeiros oito anos".

As três primeiras imagens são da Biblioteca do IBGE. A quarta foto é do site do Engenho Massangana. E a última do site da Fundação Joaquim Nabuco.

Engenho Massangana : Casa Grande : Capela de São Mateus : Cabo de Santo Agostinho, PE

.

Casa Grande do Engenho Massangana

.

Capela de São Mateus : Cabo de Santo Agostinho, PE

.

Casa e capela do Engenho Massangana

.

Fachada da Casa Grande do Engenho Massangana

.

*Rafael Dantas é jornalista, repórter da Revista Algomais e assina as colunas Gente & Negócios e Pernambuco Antigamente (rafael@algomais.com)

.

REFERÊNCIA
GASPAR, Lúcia. Engenho Massangana. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>.

.

VEJA TAMBÉM

LEIA TAMBÉM


10 fotos da Praça da República Antigamente

.


5 fotos das Praças de Burle Marx no Recife antigamente

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon