Mudança de carreira e busca por melhores condições impulsionam o mercado de trabalho
Com a chegada de 2025, mais da metade dos profissionais brasileiros demonstra interesse em novas oportunidades de emprego. Segundo a 30ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), 54% dos trabalhadores planejam trocar de empresa neste ano, refletindo um aumento de quatro pontos percentuais em relação a 2024. Esse movimento é impulsionado pela queda nas taxas de desemprego, especialmente entre profissionais qualificados, que registraram índice de apenas 3,0% no último trimestre de 2024, o menor desde 2015.
Entre os que buscam novas oportunidades, 69% desejam mudar de empresa mantendo a mesma área de atuação, enquanto 31% querem explorar novos segmentos ou até mesmo iniciar uma nova carreira. Esse comportamento tem sido motivado por fatores como melhores salários, qualidade de vida, flexibilidade no trabalho e chances de crescimento profissional.
Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half para a América do Sul, alerta sobre a importância de planejamento nas transições profissionais: "Explorar novas oportunidades e perseguir a satisfação profissional será sempre visto como algo positivo, sem dúvida. Porém, é preciso ter uma visão estratégica da carreira, pois profissionais que mudam frequentemente de emprego sem justificativas convincentes podem ser mal interpretados pelo mercado."
Por outro lado, a pesquisa também revelou que benefícios competitivos e um ambiente de trabalho positivo são decisivos para a retenção de talentos. Entre os principais fatores que mantêm os profissionais em suas atuais empresas estão benefícios e remuneração (56%), flexibilidade no modelo de trabalho (32%) e oportunidades de crescimento (27%).
Para as empresas, a recomendação é investir em políticas de valorização de talentos e pacotes de benefícios alinhados ao mercado. Essas medidas são essenciais para reduzir a rotatividade e manter profissionais engajados. Mais informações sobre tendências do mercado de trabalho podem ser consultadas no Guia Salarial 2025 da Robert Half.