Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

Porto de Suape conta agora com iluminação em LED e placas fotovoltaicas

O Porto de Suape instalou iluminação em LED nos Cais 4 e 5 do atracadouro. O investimento oferece mais segurança e agilidade às operações de embarque e desembarque de cargas durante a noite. No total, 60 lâmpadas foram substituídas em 24 postes.

As antigas lâmpadas eram de 2000 megawatts ou de vapor de sódio, com período curto de vida útil e sofriam interferência do forte vento na beira do cais. As de LED são mais baratas, com custo unitário de R$ 5.093,59 e também apresentam maior resistência à vibração, com garantia de cinco anos. “O Porto de Suape alcançou a notoriedade que tem hoje não só pela sua excelência operacional, mas também pela preocupação com a sustentabilidade em todas as suas frentes. A preservação do meio ambiente é predominante em todas as ações, sejam operacionais ou de manutenção da estrutura”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio.

No início deste ano, foram adquiridas também 20 torres de iluminação com placas fotovoltaicas, para substituição de 16 torres de energia a óleo diesel, que já se encontram em processo de fabricação e devem ser entregues até o final de abril. As torres são utilizadas para complementar a iluminação dos pátios públicos de veículos e dos cais quando há operação noturna de embarque ou desembarque de cargas, gerando economia de mais de R$ 220 mil ao ano.

.


Ferreira Costa oferece cursos gratuitos para profissionais de reforma e construção civil

Uma série de cursos e dicas gratuitas para profissionais e amantes da pintura, reforma e construção civil estão sendo oferecidos, de forma gratuita pelo Home Center Ferreira Costa, através do http://clubedoprofissional.ferreiracosta.com. O programa é voltado para a capacitação e aperfeiçoamento de profissionais e interessados através de dicas e cursos (com certificação) gratuitas, por meio da plataforma Clube Online. Hoje, a plataforma conta com 52 cursos e dicas divididos em pintura, piso e revestimento, mecânica, hidráulica, elétrica e jardinagem.

.


Grupo Sanhaçu investe no ramo de cerveja

Cinco, dos 28 anos, dedicados ao mercado de orgânicos, a família Barreto Silva decidiu investir em cervejas. A ideia de estudar sobre o assunto veio de um dos três irmãos, que já é o responsável pela produção na cachaçaria. Elk e Max abraçaram o projeto de Oto Barreto, e resolveram inovar os trabalhos no Engenho. De forma experimental a família começou a fazer cerveja artesanal. Como surgiu demanda, os produtores apostaram em um projeto cigano, tendo a Cervejaria Navegantes, responsável pela produção. A novidade marca a expansão do grupo e soma à produção própria. Inicialmente, há cinco rótulos lançados pela marca: Ipa – Entusiasmo, Porter – Intuição, Premium Lager – Disciplina, Amber Lager – Criatividade, e Amber Lager Umburana – Harmonia.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon