5ª Edição Do Festival Pernambucano De Literatura Negra Movimenta Debate Literário No Recife - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
5ª edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra movimenta debate literário no Recife
Festival Pernambucano de Literatura Negra é finalista no Prêmio Jabuti 2025. Foto: Guga Renato

A capital pernambucana recebe, no dia 27 de novembro, a 5ª edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra, que apresenta uma programação gratuita voltada à valorização da produção literária negra. O encontro, aberto ao público, reforça o compromisso do evento em destacar autores e autoras negras naturais ou radicados em Pernambuco e fortalecer o debate sobre representatividade no campo cultural.

Encontro destaca escritoras e debate sobre identidade negra

Idealizado pela jornalista e escritora Jaqueline Fraga, o festival — finalista do Prêmio Jabuti 2025 — consolidou-se no calendário cultural do estado como instrumento relevante na luta antirracista. A edição deste ano tem como tema “Mulheres negras no centro da literatura” e conta com curadoria da escritora e ativista Odailta Alves, além de homenagens às autoras Inaldete Pinheiro e Cida Bento.

A etapa Recife integra as celebrações do Dia da Consciência Negra e inicia às 14h, no auditório Dom Helder Câmara, na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). A programação da tarde inclui um Sarau Literário e uma sessão coletiva de autógrafos com Camila Mendes, Iyadirê Zidanes, Jessicalen e Vitória Oliveira.

Mesas temáticas e homenagens reforçam protagonismo feminino

O festival traz as mesas “O fortalecimento da identidade negra na Literatura”, com Inaldete Pinheiro e Mariana Andrade sob mediação de Kemla Baptista, e “Reparação e reconhecimento: ancestralidade guiando novos futuros”, com participação de Cida Bento e mediação de Carla Teixeira. A programação inclui também a palestra “Desafios e estratégias do jornalismo negro e cultural em Pernambuco”, ministrada por Giovanna Carneiro.

O evento será encerrado com apresentação musical de Evelli Eller. Toda a programação conta com intérpretes de Libras, reforçando o compromisso com acessibilidade. A iniciativa tem incentivo do Funcultura, Fundarpe e Secretaria de Cultura de Pernambuco.

Homenageadas desta edição

Inaldete Pinheiro – uma das fundadoras do Movimento Negro em Pernambuco, autora de Cinco Cantigas para você contar; Pai Adão era Nagô; A Calunga e o Maracatu; Baobás de Ipojuca; Coleção Velhas Histórias, Novas Leituras; e Racismo e Anti-Racismo na Literatura Infanto-Juvenil.

Com mais de seis décadas radicada no Recife, Inaldete Pinheiro se destaca pela trajetória dedicada ao fortalecimento da cultura negra e à produção literária voltada para crianças e jovens.

Cida Bento – uma das mais relevantes intelectuais e ativistas do movimento negro brasileiro contemporâneo. Autora do livro Pacto da Branquitude (2022).

Pioneira nos estudos sobre branquitude no Brasil, Cida Bento é referência nacional nos debates sobre desigualdades raciais e relações de trabalho, reforçando a importância de sua presença na programação.

Serviço

  • O que: 5ª edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra
  • Data: 27 de novembro
  • Horário: A partir das 14h
  • Local: UNICAP – Auditório Dom Helder (Bloco A – térreo), Rua do Príncipe, 526, Boa Vista, Recife
  • Classificação: Entrada gratuita
  • Mais informações: negrasou.com.br/festival | @festivaldeliteraturanegra_pe | @negrasouoficial
Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon