6 retratos do Recife nos tempos da Maxambomba – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

6 retratos do Recife nos tempos da Maxambomba

Claudia Santos

113

Há 150 anos o Recife inaugurava a primeira ferrovia urbana do País. Em 1867 começou a operar na capital pernambucana a maxambomba, cujo nome vem da expressão inglesa machine pump (bomba mecânica). De acordo com o historiador José Lins Duarte, a implantação do trem urbano na cidade foi fruto da mobilização de grupos sociais preocupados na época em obter um meio de transporte compatível com a necessidade e prestígio do Recife. Veículos movidos a cavalos e transporte via canoas eram as principais alternativas de mobilidade de pessoas e mercadorias na época.

O Governo Provincial deu concessão à empresa inglesa Brazilian Street Railway Company Limited, com sede em Londres para a operação desse modal de transporte no Recife. A maxambomba contava com 22 quilômetros de trilhos e 20 estações, tendo durado até 1914, embora alguns ramais persistiram até 1919.

As imagens abaixo fazem parte dos acervos da Fundaj e do Museu da Cidade do Recife.

1. Maxambomba na Ponte D’uchoa

2. Em frente à Faculdade de Direito do Recife

3. Na Ponte Duarte Coelho

4. Maxambomba Sobre o Rio Capibaribe atual Ponte Duarte Coelho – Recife 1900

5. Ponte da Maxambomba (1914)

6. Duas Maxambombas no bairro de Apipucos

Se você é interessado na história das Maxambombas no Recife, confera a dissertação de José Lus Duarte, no link a seguir: Recife no tempo das Maxambombas (1867 – 1889)

 

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon