O conhecimento sobre a História do País não precisa ser maçante, nem parar na escola ou em densos livros acadêmicos. Nesses mais de 500 anos de Brasil, o que não faltam são histórias sobre os principais acontecimentos desde a chegada dos portugueses à contemporaneidade.
Muitos autores dedicaram anos e anos de estudo, pesquisa e entrevistas para nos contar essa trama de uma maneira instigante e prazerosa. Clique nas obras abaixo para aprofundar-se nos diversos momentos do País com essas narrativas!
Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda
Nesta obra, Sérgio Buarque elabora categorias centrais para o entendimento da histórica brasileira, como a do homem cordial, incapaz de agir de acordo com a letra da lei, o que explicaria a frouxidão das instituições e da organização social do país.
Uma análise inspirada e profunda do que se poderia chamar de “natureza do brasileiro”, a partir da herança portuguesa, indo desde o traçado das cidades e a atitude em face do trabalho até a organização política e o modo de ser.
Link: http://bit.ly/2ocCsuy
Laurentino Gomes apresentou a história brasileira de uma maneira que poucos escritores conseguiram. O best-seller “1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil” é o resultado de 10 anos de investigação jornalística, sobre a história da corte lusitana no Brasil. Uma tentativa de devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás.
Link: http://bit.ly/2Hyqsvs
História dos índios do Brasil, organizada por Manuela Carneiro da Cunha
Os especialistas do Núcleo de História Indígena da USP nos iniciam no passado remoto por meio da arqueologia, discriminam os grupos linguísticos, mostram o índio ao longo da sua história e em nossos dias, resultando uma introdução sólida e abrangente. Uma oportunidade para entender novas teorias sobre a origem do homem americano.
Link: http://bit.ly/2FhdCkR
A Outra História do Brasil, de Jovane Nunes
A outra história do Brasil nos apresenta uma nova – e engraçada – visão da história de nosso país. O livro de estreia de Jovane Nunes narra, através de uma perspectiva diferente da que aprendemos nos livros escolares, a trajetória do Brasil desde os primórdios até os dias de hoje, passando por personagens célebres e situações intrigantes. Da carta etílica de Pero Vaz de Caminha ao império com os dois Pedros – o primeiro com dezenas de amantes e o segundo que perdeu o cargo porque não era tão popular assim.
Link: http://bit.ly/2okE3hl
História da Imprensa no Brasil, de Nelson Werneck Sodré
A partir de uma pesquisa de 30 anos, Nelson Werneck Sodré firmou seu nome na historiografia do jornalismo impresso brasileiro. Reunindo fatos importantes da história, desenvolveu uma obra pioneira que contribui para a memória coletiva da população. Já que não há história sem memória.
Link: http://bit.ly/2Ca7M68
História Econômica do Brasil, de Caio Prado Júnior
Poucos livros contribuíram de maneira tão decisiva para a compreensão em profundidade das grandes questões nacionais quanto História Econômica do Brasil, de Caio Prado Jr. Produto de um esforço precursor de Interpretação da história brasileira sob um ponto de vista marxista, ele inaugurou uma nova etapa da vida intelectual do país.
Hoje, passados mais de cinquenta anos de sua primeira edição, História Econômica do Brasil continua a ser um livro indispensável para o entendimento das características estruturais da sociedade brasileira dos dilemas que herdamos do passado e dos possíveis caminhos de sua superação.
Link: http://bit.ly/2HswD4h
Historias da Gente Brasileira, de Mary del Priore
A história do País é comumente contada por meio de grandes fatos, feitos e nomes, vitórias e fracassos que marcaram a nação ou a sua economia. O povo, seus hábitos e sua vida cotidiana sempre foram relegados e esquecidos, sem receber a visibilidade que merecem. Suas histórias foram deixadas atrás das cortinas, mas chegou a hora de conhecê-las. Mary del Priore nos presenteia, neste livro, com as verdadeiras histórias do país, aquelas que retratam intimamente a vida da gente brasileira.
Link: http://bit.ly/2GsCFRm
Saga brasileira, Miriam Leitão
Da hiperinflação ao plano Real, passando pelos congelamentos, planos que não passavam de um verão e o confisco do governo Collor, Miriam Leitão mostra como os brasileiros sofreram até a estabilização da moeda. Um livro definitivo sobre a história econômica recente do país – já esquecida pelas novas gerações.
Link: http://bit.ly/2HvZvZv
Marighella – O guerrilheiro que Incendiou o mundo, de Mário Magalhães
Nove anos de apuração resultaram na biografia de Marighella, o guerrilheiro intrépido. Seu autor é o premiado jornalista Mário Magalhães, por muitos anos repórter especial e ombudsman da Folha de S. Paulo.
A narrativa percorre a vida, a obra e a militância do controverso mulato baiano que foi deputado federal, poeta e estrategista da guerrilha no Brasil. Passagens pela prisão, resistência à tortura, assaltos a bancos (e a um trem pagador), tiroteios, espionagem internacional, tudo é apresentado em ritmo de thriller, com revelações desconcertantes. A biografia de Carlos Marighella (1911-69) é também um livro sobre a história política entre as décadas de 1930 e 60. Por isso, figuras como Fidel Castro, Getúlio Vargas, Carlos Lamarca, João Goulart, Che Guevara, Luiz Carlos Prestes, Carlos Lacerda e Olga Benario aparecem como coadjuvantes de luxo.
Link: http://bit.ly/2BD6aAu
Natália Figueiredo | Jornalista em Estante Virtual
Natalia Figueiredo fez da escrita sua profissão. Começou a carreira no jornalismo impresso do Rio, é responsável pelo Blog da Estante Virtual e mantém o blog de viagens Nat no Mundo.