Homenagem foi feita durante a solenidade de abertura da 17ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural do Estado. Foto: Hesíodo Góes
Os dez novos Patrimônios Vivos de Pernambuco foram homenageados com diplomas pela governadora Raquel Lyra na tarde desta segunda-feira (12), durante a abertura da 17ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural do Estado, realizada no Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife. A cerimônia, que contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause, celebrou mestres, mestras e grupos que se destacam na preservação da cultura popular e tradicional do Estado.
A governadora Raquel Lyra expressou sua satisfação com a perpetuação da arte pernambucana, destacando a importância de reconhecer e fortalecer esses patrimônios vivos. “É muito lindo ver a arte de Pernambuco se perpetuando de geração em geração. Para mim é uma honra, como governadora, vivenciar situações como essa”, afirmou Lyra.
A política pública de Patrimônio Vivo de Pernambuco, criada em 2002, visa a proteção e valorização dos saberes e práticas tradicionais das culturas populares. Ela concede, anualmente, bolsas vitalícias para reconhecer e apoiar esses conhecimentos. A cada ano, o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural elege dez mestres, mestras e grupos de diferentes regiões do Estado para integrar essa lista de honraria.
O artesão Chico Santeiro e o Clube Vassourinhas de Olinda foram alguns dos novos Patrimônios Vivos reconhecidos. O evento contou ainda com a presença de representantes de instituições culturais, como a presidente da Fundarpe, Renata Borba, o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, e o superintendente do Iphan, Gilberto Sobral, além da secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula.
Os novos Patrimônios Vivos de Pernambuco são:
- Benedito Belo da Silva – Benedito da Macuca (forró, Olinda)
- Caboclos Cahetes de Goiana (caboclinho, Goiana)
- Clube Carnavalesco e Cultural Caiporas de Pesqueira – Caiporas de Pesqueira (clube carnavalesco, Pesqueira)
- Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas de Olinda – Clube Vassourinhas de Olinda (clube carnavalesco, Olinda)
- Francisco Vicente Nogueira – Chico Santeiro (artesanato, Triunfo)
- Índios Tabajaras (tribo indígena, Goiana)
- João Antônio da Silva – João Limoeiro (ciranda, Carpina)
- João Luiz de Santana – João de Cordeira (mestre em caboclinho, João Alfredo)
- Quadrilha Raio de Sol (quadrilha junina, Olinda)
- Sociedade Musical Pedra Preta (banda filarmônica, Itambé)