“Uma República Adiada”, de Paulo Roberto Cannizzaro, editora Chiado, será lançado nesta quinta, 26, às 18h00, na Livraria Cultura, no Bairro do Recife. O autor, consultor de empresas nas áreas administrativa e tributária, inaugura uma nova estante deixando as obras de consultoria empresarial para se debruçar sobre a história da nossa República, desde o final do Império até a proclamação. E conclui que ainda falta muito a ser feito ou refeito para atingirmos os ideais republicamos e avançarmos na consolidação de uma nação consciente da importância de exercer sua cidadania para estabelecer a democracia.
No livro, Cannizzaro narra os últimos tempos da monarquia e do Imperador Pedro II até a proclamação da República e continua lembrando momentos e personagens marcantes da história republicana brasileira. Dos primeiros presidentes a Getúlio Vargas, com destaque para Juscelino Kubitschek e a construção de Brasília. Segue com o golpe militar e a dureza da ditadura enfrentada por estudantes e figuras como o arcebispo Dom Hélder Câmara até a retomada das eleições diretas – um anseio do povo brasileiro que caminhou para a promulgação da Constituição de 1988, instalando um novo ciclo da República do Brasil.
Na sequência vieram as transformações sociais e econômicas que embalaram sonhos e quebraram paradigmas com a eleição do ex-operário Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da República, e da sua sucessora, Dilma Rousseff, a primeira mulher a chegar à Presidência do Brasil. Mandatos marcados por denúncias de corrupção que desembarcaram nos tribunais superiores, evidenciando ações do Judiciário e conflitos entre os três poderes que, segundo o autor, levaram o país a uma profunda crise de Estado. “Vivemos hoje um Estado problema”, afirma Cannizzaro.
Mas “Uma República Adiada” não se detém ao cenário político e relembra ações e efeitos da Economia que ampliaram mercados nos últimos anos, criando novos consumidores entre classes que antes não tinham acesso ao consumo. Mudanças que ainda poderão trazer mais benefícios com alterações no sistema tributário nacional. “Falar em avanços sociais e econômicos, inevitavelmente, é repensar o pacto federativo brasileiro. As questões tributárias amarram o desenvolvimento e atrasam a evolução do país. Sem estes entraves, o Brasil já teria atingido níveis muito mais elevados de progresso e competitividade”, analisa o autor.
Sinopse – por Paulo Roberto Cannizzaro
“É um desafio sintetizar, em um singelo livro, principalmente não sendo especificamente um especialista historiador, todo o pensamento e a experiência republicana, tentando perfilar como a própria história política brasileira ocorreu ao longo dos anos, sempre tão conturbada de crises, avanços e muitos retrocessos. O propósito deste trabalho foi contar um pouco como a nação se despediu do período da Monarquia, do grande imperador Pedro II, repentinamente condenado ao exílio, e como acolheu os novos ventos da República. Creio que seja possível recolher, nas linhas deste texto, alguns artefatos que são necessários para compreender essa nossa própria historicidade original e que nos trouxe a esta contemporaneidade.
Cumpre o papel de converter-se em um conjunto de reflexões, que pode facilitar o caminho na busca dos anseios de todo cidadão, o de viver em uma nova e autêntica sociedade republicana mais estável, segura, justa, igualitária e pluralista, em que se oportunizem, verdadeiramente, os fundamentos democráticos mais sensíveis. A República brasileira teve uma trajetória difícil para chegar aqui. Não foi um caminho reto, monolítico, exato e sem dores. A rigor, nenhuma história é um caminho sem curvas e declínios, já se disse isto, mas é certo que temos, agora, uma nação extremamente representativa no meio do tabuleiro das maiores democracias no cenário mundial, mesmo que submetida a enormes desafios. A Cidadania pede que não se retarde mais a República prometida”.
Sobre o autor – Paulo Roberto Cannizzaro é natural de Minas Gerais, barachel em ciências contábeis, advogado, administrador e foi executivo de empresas até 1988. Graduou-se na Escola Publica de Alcalá de Henares – UAH, no Instituto de Cultura Hispânica, Madrid, e no IESE – Estudos Superiores de Empresas, Barcelona, Espanha. É presidente da empresa Cannizzaro Associados, articulista de alguns jornais e revistas sobre temas empresariais e é autor dos livros: “Letra a Letra”, “Mudanças Revolucionárias nas Empresas”, “Empresas e Famílias” e “Protocolos de Entendimento Familiar”. Além disso, é palestrante em seminários sobre processos de Reorganização Societária e Sucessão Familiar.
Serviço:
Lançamento do livro “Uma República Adiada”
Local: Livraria Cultura – Shopping Paço Alfândega, Rua Madre de Deus, s/n – Bairro do Recife
Hora: 18h00
Preço do livro: R$ 39,00