A noite deste sábado (2) promete ser animada em Olinda. Isso porque a partir das 18h30, a Sambada de Coco do Guadalupe recebe um show gratuito da banda Santos de Guerrilha, com participação especial da cantora Isaar e com a presença do Som na Rural, de Roger de Renor e Nilton Pereira. Logo depois, o público poderá conferir uma apresentação do mais tradicional Coco de Umbigada, seguido pelos esquetes teatrais do grupo Violetas da Aurora, Dona Camisilda e Lampião & Maria Bonita. Para finalizar, a ação ainda promove uma projeção gratuita de vídeos relacionados à saúde sexual. Toda a programação é aberta ao público.
A ação faz parte do projeto “Caravana: Mais Fortes Que a Zika”, que tem como objetivo chamar a atenção da população sobre os cuidados e formas de prevenção no combate ao Zika Vírus como doença sexualmente transmissível (DST). O projeto será realizado nos próximos oito meses na cidade, incluindo ações de formação de multiplicadores, incidência política junto a gestores públicos e, também, arte-educação em escolas e espaços públicos, sempre com orientações sobre o Zika Vírus repassadas de forma lúdica e numa perspectiva dos direitos sexuais e reprodutivos.
A intervenção será coordenada pelo Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+), uma das cinco instituições da sociedade civil escolhidas pelo Fundo PositHIVo para levar ações de combate ao zika aos cinco municípios pernambucanos mais afetados pela doença. Assim, a caravana cultural, com shows e apresentações teatrais, ainda passará por Petrolina, no dia 14 de dezembro, e pelo Recife, no dia 17 do mesmo mês. Toda a ação é financiada pelo Fundo PositHIVo, através de uma parceria com a Bayer.
“Queremos reforçar com os jovens os cuidados com a doença, suas consequências e, principalmente, suas formas de prevenção”, diz André Guedes, coordenador geral do GTP+.
O projeto surgiu a partir da constatação de que a sociedade ainda não tem conhecimento do fato de que o vírus da zika, que pode causar microcefalia e várias outras complicações, não é transmitido apenas pelo mosquito aedes aegypti, mas também por contato sexual, o que a torna uma DST. Como não há campanhas governamentais voltadas para esse alerta, surgiu assim o projeto do Fundo PositHIVo em parceria com ONGs pernambucanas.
A programação – O grupo Santos de Guerrilha, uma formação que Rogerman, do Som na Rural, tem em conjunto com a “Eu e a Duplicata”, abre a programação da caravana com sua música engajada, que busca passar mensagens e abordar temas de relevância social através das letras, feitas de versos, poesias e prosas de rua. No repertório, ritmos nordestinos – como a pisada do coco e os sons do xote e do frevo – são combinados com batidas eletrônicas, trazendo referências árabes, do reggae e do rock. Uma das músicas mais conhecidas do grupo é o “Quero o futuro de volta”, que faz menção ao atual e conturbado momento político do Brasil. “A Santos de Guerrilha é a universalização da cultura nordestina. Seguimos nesta corrente que busca libertar, sem amarras ou pré-conceitos estabelecidos. Aqui somos e assim existimos”, diz Rogerman.
Para a apresentação, a banda conta com a participação especial da cantora Isaar, que conquistou o público pernambucano já no final dos anos 90, quando capitaneava o grupo Comadre Fulozinha. Em suas apresentações, Isaar, há anos em carreira solo, explora influências que vão do frevo ao manguebeat.
Depois, entram em ação os esquetes, cheios de bom humor e de informações importantes, das Violetas da Aurora, um grupo teatral recifense conhecido por retratar em suas peças temas de interesse coletivo; Dona Camisilda, personagem que trata da promoção do preservativo feminino; e Lampião & Maria Bonita, dupla que de forma descontraída passa informações sobre saúde sexual. A ideia é chamar a atenção, principalmente dos jovens, para o fato de que o Zika Vírus é também uma doença sexualmente transmissível e que há formas de prevenção nesse sentido.
Em seguida haverá projeção de vídeos ligados à temática. As apresentações da caravana em Olinda vão acontecer em torno do palco móvel do Som na Rural, de Roger de Renor e Nilton Pereira, que aportará na Sambada de Coco do Guadalupe.
“Utilizando a ferramenta do teatro e música, a caravana cultural vai estimular o debate nas comunidades sobre o tema e divulgar o projeto “Saúde Sexual e Reprodutiva no Contexto do Zika Vírus”, diz Harley Henriques, coordenador geral do Fundo PosiHIVo, que tem sede em São Paulo e mobilizou recursos para cinco projetos em Pernambuco. O investimento é de R$ 40 mil para cada iniciativa, totalizando R$ 200 mil em recursos para o combate e prevenção da doença. “Nós pretendemos usar o espaço aberto das praças para aglutinar as comunidades em torno dos projetos. Queremos promover informação sobre prevenção do Zika, o empoderamento feminino e o cuidado com a saúde”, completa Harley.
Serviço:
Caravana Cultural – Olinda
Com Som na Rural, Santos de Guerrilha & Isaar, Violetas da Aurora, Dona Camisilda, Lampião & Maria Bonita e projeção de vídeos
Quando: Sábado, 2 de dezembro
Horário: Às 18h30
Endereço: Sambada de Coco do Guadalupe (Rua João de Lima 42- Gualalupe. Olinda/PE)