Depois da folia, cuide dos pés
Como começar o ano com todo gás se seus pés estão exaustos após o Carnaval? De acordo com a dermatologista Daniela Ribeiro, membro da American Academy of Dermatology (AAD), o primeiro sinal de que seu pé foi castigado pela folia é a dor e o inchaço. Mas não se desespere há solução, o inchaço (ou edema) pode ser resolvido colocando as pernas para cima, para facilitar o retorno venoso e deixando as veias funcionarem melhor. Uma drenagem linfática também ajuda, bem como a ingestão de alimentos diuréticos e diminuição da ingesta de sal
“A dor pode ser, diminuída massageando bastante a região da planta do pé com um creme refrescante a base de mentol”, acrescenta a médica. Porém, se você acabou abusando e machucando seu pé o que resultou em bolhas tome bastante cuidado.
Veja as dicas da dermatologista:
– Evite usar qualquer sapato que possa apertar a região;
– Não fure a bolha pois assim você evita o aumento da dor e o aparecimento de infecção.
– Se a bolha furar sozinha lave bem a região com sabonete antisséptico e faça um curativo no local (nada de colocar somente um band-aid).
– Na hora de trocar o curativo, tire-o no banho para que se solte da pele e não cause uma nova lesão.
– Se algum sapato provoca machucados, mesmo que pouco, e tem risco de causar mais bolhas aplique vaselina sólida na região do pé para evitar o atrito.
Os calos geralmente também são causados por um excesso de atrito na pele do pé somado a uma pisada errada. Nesse caso, você pode usar bastante hidratante na forma de pomadas ou vaselina sólida contendo ureia e ácido salicílico (substâncias queratolíticas, ou seja, capazes de afinar a camada córnea que neste caso, está muito espessa).
Agora, uma das piores coisas para seu pé é levar um pisão na unha. E dói. Mas não é nada incomum, principalmente para aqueles que passam o Carnaval em locais com muita aglomeração. Se esse foi o seu caso e uma das lembranças da folia é uma mancha roxa ou marrom escura na sua unha, Daniela sugere consultar um médico urgente. Isso porque muito provavelmente você está com um hematoma subungueal (hematoma embaixo da unha) o que pode infectar (formar pus) e depois surgem a dor e a inflamação, o que pode, inclusive, causar deformidades definitivas nessa unha. Nesses casos, em geral, o ideal é drenar o hematoma e muitas vezes o médico prescreverá antibióticos e anti-inflamatórios.