O consumo de conteúdos audiovisuais cresceu substancialmente no país, alavancado pelo sucesso e consolidação de serviços de streaming como a Netflix e o Prime Vídeo, da Amazon. Esse crescimento resultou na valorização de um profissional até então injustamente ignorado: o roteirista. Para falar sobre o assunto, conversamos com o roteirista pernambucano Bill Labonia, que lançará na capital pernambucana a primeira sala de roteiro do Nordeste, a Recife Writers Room.
Bill Labonia pertence à nova safra de roteiristas brasileiros que encara seus projetos com uma visão empreendedora, mais comercial. Em dois anos como roteirista profissional, conquistou 21 prêmios internacionais em festivais como o de Berlin, Los Angeles e Cannes. No início deste ano levou o prêmio de melhor drama no Los Angeles Film Awards com o roteiro do longa Meu Velho Fusca. O pernambucano ainda compartilha seu conhecimento na área ministrando oficinas de roteiro por todo o Brasil.
Como surgiu a paixão pelo roteiro?
A paixão pelo cinema sempre esteve presente dentro de mim, desde o meu primeiro emprego aos 16 anos em uma locadora de VHS, onde assistia a filmes o dia todo e aprendia inglês com eles. Me formei em cinema porque queria ser diretor – como a maioria – e fiz uma especialização em direção na New York Film Academy, onde tive a oportunidade de dirigir filmes em película 16mm, uma experiência incrível. Queria ser diretor porque queria criar, mas depois de passar por várias áreas do cinema, como direção, direção de fotografia, assistente de direção, produtor de elenco, acabei descobrindo que minha paixão mesmo era criar histórias e não executá-las. Foi por isso que fui me especializar em roteiro no Canadá e é por isso que vivo de roteiro hoje. Eu amo o que eu faço.
O que te incentivou a trabalhar na área?
Minha mãe. Ela não é da área nem nada, nem formação tinha, mas quando eu inventava de ir pra outro país estudar cinema, ela dizia “vai, mas vá pra ser o melhor”. Minha mãe foi minha heroína, foi ela quem me ensinou a tomar voos altos e é graças a ela que tenho grandes asas hoje. Ela foi minha maior incentivadora e até hoje o que move minha carreira é fazer jus ao sacrifício que ela teve ao mandar o filho único pro outro lado do mundo perseguir uma carreira incerta em um idioma que não era o dele. Quer incentivo maior do que esse?
É possível viver bem como roteirista no Brasil?
Sim. Hoje eu vivo exclusivamente de roteiro. Não tenho nenhuma outra profissão. Claro que na área eu executo
outras funções, como consultor, script doctor, revisor e tradutor. Tenho dois livros de roteiro auto publicados e também dou aulas e cursos. Existem várias oportunidades dentro da área de roteiro para quem quer ser roteirista além de ser empregado de uma produtora. Eu não sou empregado de ninguém, eu trabalho com as produtoras e não para elas.
Na tua opinião, o fim do Ministério da Cultura pode mexer de alguma forma com o mercado do audiovisual, principalmente para os roteiristas?
Não. O Ministério da Cultura não acabou, virou secretaria e suas atribuições continuam as mesmas. A Lei do Audiovisual foi estendida por mais 20 anos e até lá ninguém vai mexer nela. Existe muito terrorismo em torno desse assunto. Antigamente o Ministério da Cultura era junto com o Ministério da Educação. Lembra do MEC? Existem sim mudanças necessárias nas leis de incentivo. Esses recursos não podem e não devem ir para Luan Santana, Claudia Leite ou Wesley Safadão. As leis de Incentivo devem servir para incentivar novos artistas e não sustentar os já reconhecidos.
Existe muita crítica de alguns profissionais do audiovisual em relação aos serviços de streaming. Um bom exemplo é o Festival de Cannes, que rompeu com a Netflix. O crescimento desse tipo de serviço pode ser positivo para roteiristas?
Pode ser não, já é. A Netflix já anunciou o investimento em 10 séries brasileiras por ano na linha de financiamento de até 5 milhões de dólares. O streaming é só mais uma das milhares de portas que ainda vão se abrir. É preciso aproveitar as novas tecnologias e não as repelir. Cannes deu mole nesse quesito.
Recentemente você lançou o projeto da Recife Writers Room, primeira sala de roteiro do Recife. Por que começar pela capital pernambucana?
Porque temos em Pernambuco realizadores e cineastas fantásticos que são pouco reconhecidos nacionalmente. Nossa cultura é riquíssima e merece estar dentro de um polo que a valorize. Além de eu ser recifense e pernambucano, a intenção era quebrar um pouco o eixo Rio-SP e transformar o Nordeste em um polo de roteiro para a nova era do audiovisual que se aproxima. A era do cinema como profissão, do cinema como negócio. A época do cinema “pé no chão” passou. Estamos caminhando cada vez mais em direção à industrialização, o que não significa o fim do cinema de autor. Um depende do outro para sobreviver. Vai ter cinema pra todo mundo.
Qual caminho o roteirista iniciante deve seguir para obter sucesso na profissão?
Escrever todos os dias. Ler todos os dias. Estudar todos os dias. Participar de festivais para validar seu trabalho, usar prêmios para chamar a atenção da mídia e do mercado. Frequentar eventos de pitch e rodadas de negócio, fazer contatos e criar relacionamentos é muito importante. É preciso ser roteirista e empreendedor para sobreviver na nova era. Por isso o Roteirista Empreendedor é tão importante. Eu sou um dos poucos que ensina audiovisual como negócio e os mecanismos e funcionamento do mercado brasileiro e americano. A próxima geração de roteiristas formada pela Recife Writers Room vai revolucionar a cara do audiovisual brasileiro, pois serão mestres no storytelling e empreendedores ligados no mercado.
Site oficial: Roteirista Empreendedor