A quinta-feira (27) será de celebração às tradições juninas de matriz africana e de muito forró no Recife. Adiada em função das chuvas, a Caminhada do Forró fará uma celebração volante e muito animada ao ritmo que é candidato a Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil pelas ruas do Recife Antigo, com destino à Praça do Arsenal. No Pátio de São Pedro, a festa será para o orixá Xangô.
Em sua 15ª edição, a Caminhada do Forró vai homenagear a figura do sanfoneiro – ícone da música nordestina. A concentração começa às 17h, na Rua da Moeda, com muita música para ir esquentando os corações forrozeiros. Às 19h, o grupo de sanfoneiros inicia o cortejo. A famosa Frevioca – uma das marcas do Carnaval do Recife – muda a fantasia, transforma-se em Forrovioca e segue tocando grandes clássicos dos mestres Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos, nossa tradição junina, com o auxílio vocal do cantor Ed Carlos.
A Caminhada do Forró passeia pelas ruas Mariz de Barros, Rio Branco, Bom Jesus até chegar à Praça do Arsenal. No palco, às 20h, haverá um sexteto sanfônico formado por Cezzinha, Terezinha do Acordeon, Luizinho de Serra, Nenén Oliveira, Zé Bicudo e Derico Alves. Os instrumentistas interpretam juntos as músicas “Escadaria”, “Feira de Mangaio”, “Milonga” e “Vida de Viajante”, celebrando a figura icônica do sanfoneiro.
O forró continua com apresentações de Petrúcio Amorim, Josildo Sá, André Macambira, Rogério Rangel, Nadia Maia, Andreza Formiga, Irah Caldeira, Pecinho Amorim e Edi Carlos. Também voltam ao palco em apresentação solo: Cezzinha, Luizinho de Serra, Terezinha do Acordeon, Derico Alves e Zé Bicudo.
A Caminhada do Forró é uma realização da Acontecer Projetos Culturais e tem patrocínio da Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco.
Festa do Fogo – No Pátio de São Pedro, a festa começa a partir das 19h. Grande celebração ao Orixá Xangô, divindade do Trovão e da Justiça, que corresponde a São João no sincretismo religioso do Nordeste, a Festa do Fogo integra o Ciclo Junino do Recife. É realizada pela Caminhada dos Terreiros de Pernambuco, com o apoio da Prefeitura do Recife.
O fogo, elemento principal de Xangô, é reverenciado na festa. Como parte da cerimônia, os devotos dançam ao redor de uma grande fogueira, exaltando seu o rei com cânticos.
Participam também da cerimônia os afoxés Alafin Oyó e Omó Obá Dê. A programação contará ainda com a Feira Quilombar, de arte negra.
A festa, que, assim como a 13ª Exposição da Culinária Afro-Brasileira, realizada no último dia 20, no Sítio Trindade, promove o respeito e a solidariedade entre devotos e brincantes das mais variadas tradições, de diferentes matrizes, é aberta ao público.
Confira a programação desta quinta (27):
Festa do Fogo 2019
18h – Concentração
19h – Início do ṢIRÈ
21h – Roda de ṢÀNGÓ
22h – Encerramento do ṢIRÈ
22h10 – Chegada do Cortejo do Afoxé Alafin Oyó, padrinho dos Afoxés Ọmọ Obá Dê e Obá Ìrókò.
23h – Encerramento da FESTA DO FOGO 2019
Caminhada do Forró
Concentração Rua da Moeda – 17h
Saída para Praça do Arsenal – 19h (Forrovioca/sanfoneiros)
Início shows Palco Praça do Arsenal – 20h