Shopping Tacaruna recebe o Projeto TrilogiaBio do biólogo André Maia – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Shopping Tacaruna recebe o Projeto TrilogiaBio do biólogo André Maia

Revista algomais

113

Neste mês de agosto, o Shopping Tacaruna recebe o TrilogiaBio, projeto de conscientização ambiental, do biólogo André Maia, que mistura aprendizagem, diversão e descobertas. Será realizada uma palestra especial sobre animais e preservação do meio ambiente com o tema “Preservar é Preciso”. O objetivo é estimular a consciência ambiental em crianças, adolescentes e adultos e ensinar o respeito pela natureza. O TrilogiaBio acontece em todos os sábados de agosto (3, 10, 17, 24 e 31), no espaço rooftop do mall, a partir das 17h, com entrada gratuita.

De acordo com André Maia, nas palestras sobre preservação ambiental, ele fala de uma frase muito conhecida que diz “O que eu não conheço eu temo e o que eu temo eu mato”, então é preciso conhecer para preservar. “Vamos falar dos animais e da fauna local e principalmente dos animais exóticos para que o homem entenda que todos os animais têm sua importância dentro do meio ambiente. Se porventura uma espécie de animal for subtraída do meio ambiente pode gerar sérios problemas para a natureza por conta da quebra do elo da cadeia alimentar, ou seja, da quebra do equilíbrio ecológico”, informa o biólogo.

Na dinâmica do TrilogiaBio, André Maia, de forma lúdica, ensina como as pessoas devem nutrir o amor por todos os seres vivos existentes no meio ambiente. A linguagem é de fácil entendimento, envolvendo crianças e adultos. “Conforme apontam diversas pesquisas, o contato supervisionado com animais tem efeito terapêutico, estimulando os nossos sentidos causando bem-estar”, destaca.

Através de uma parceria com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), o evento também está realizando uma grande campanha social para que as pessoas que mantêm em cativeiro algum animal silvestre possam levá-los até o Tacaruna para serem entregues voluntariamente e posteriormente devolvidos à natureza. “O objetivo é fazer o público ter a consciência ambiental de que possuir um animal silvestre em casa requer autorização e cuidados específicos, além do tráfico desses animas que é considerado crime. Vamos tentar mobilizar o maior número de pessoas para que a gente possa ter um bom quantitativo de animais devolvidos à natureza. Podem ser animais silvestres como papagaio, cagado, jabuti, cobras, iguanas, galo de campina, patativa, sanhaços, entre outros”, frisa André Maia.

O TrilogiaBio ainda vai trazer uma exposição fotográfica da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que mostra a riqueza da fauna e flora de quatro unidades de conservação (locais protegidos ambientalmente) do Governo de Pernambuco. São elas: Estação Ecológica de Caetés, Refúgio de Vida Silvestre Matas do de Gurjaú, Área de Proteção Ambiental de Gudalupe e Parque Estadual Mata da Pimenteira. As 40 fotos da exposição foram feitas pelos moradores das comunidades em torno das unidades de conservação, de acordo com o olhar deles.

 

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon