IV ANIMACINE acontece em três cidades pernambucanas – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

IV ANIMACINE acontece em três cidades pernambucanas

Revista algomais

113

Uma história não mora apenas nos negativos ou nos frames dos filmes, ela existe na própria técnica ou no autor, e também nos artefatos e nos rascunhos. O Festival de Animação do Agreste – ANIMACINE, além da difusão e formação, é um espaço de preservação e memória do cinema de animação de Pernambuco. O evento acontece de 01 a 05 de outubro nas cidades de Gravatá, Bezerros e Caruaru, com exibição de curtas, longas, exposições e debates, sob o olhar da preservação do acervo audiovisual pernambucano, especialmente da produção de cinema de animação.

“Realizar a quarta edição do ANIMACINE em 2019 não é apenas um ato de resistência, mas também uma faísca de esperança do cinema enquanto transformação social. Sem patrocínios, mas com uma rede de queridos parceiros, conseguimos realizar o projeto mais uma vez”, explica o patrimônio vivo Lula Gonzaga, idealizador do Festival. Essa rede é materializada nas parcerias com realizadores, produtores, UFPE – Centro Acadêmico do Agreste, Armazém da Criatividade, Festival Stop Motion Our Fest da Argentina e o Múmia de Minas Gerais.

Sob o olhar atento da preservação, o Festival lança para toda a comunidade, o projeto técnico denominado “Documentação Museológica do MUCA – Museu de Cinema de Animação Lula Gonzaga” com o objetivo de inventariar e catalogar o acervo deste espaço dedicado à animação que guarda peças, desenhos, filmes e equipamentos que contam a história da animação pernambucana e nacional. “O cinema é a porta de entrada para valorizar nossa história, o cinema de animação, além do filme deixa uma série de artefatos como o story board, os cenários, os objetos que estão espalhado entre os realizados, nesse sentido o MUCA se propõe em receber e expor a toda a comunidade essa produção”, pontua o coordenador do Festival, Tiago Delácio.

Nesta edição, o ANIMACINE vai homenagear o cineasta, Wilson Lazaretti que vem para a estreia em Pernambuco do seu longa-metragem “História antes da uma história” que apresenta a jornada humana de forma inquietante e criativa. Lazaretti é um dos fundador do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas (SP) que traz sua experiência de formador e difusor da técnica de desenho animado. “Todo mundo sabe que liberdade e independência são coisas caríssimas e é justamente por causa disso que devemos levá-la aos quatro cantos do mundo. O ANIMACINE é um exemplo de perseverança, pois o segredo do sucesso da didática é o desejo de aprender”, lembra o professor Lazareti.

Outra presença importante neste Festival é a exibição do premiadíssimo longa “Tito e os pássaros” que trata da história de um menino, Tito, que se lança na missão de salvar o mundo de uma epidemia incomum, no Armazém da Criatividade, em Caruaru, com a presença do diretor André Catoto que também vem para o lançamento da exposição dos desenhos originais de seu curta denominado @DiSexta, no Museu de Cinema de Animação – MUCA, em Gravatá.

Sobre o homenageado – Wilson Lazaretti

Professor do Departamento de Artes Plásticas, Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas/Unicamp. É pesquisador na área de animação, com ênfase em Desenho Animado, sombra chinesa, animação de recortes, animação de bonecos, planejamento e filmagem. Aplica a didática de animação através de oficinas de brinquedos ópticos e construção de equipamentos para a produção de animação 2D. Em 1975 fundou o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, entidade independente e sem fins lucrativos, voltada para a animação e a dirige até a atualidade. Esta entidade produziu aproximadamente 300 curtas metragens de animação, dois longas metragens, realizou mais de 2.500 oficinas de produção de filmes por todo o Brasil e em alguns países como Argentina, Portugal, França, Dinamarca e Estados Unidos. Em 2001 iniciou a realização do seu primeiro longa metragem HISTÓRIA ANTES DE UMA HISTÓRIA, após 13 anos de produção, lançado em 2017.

Confira a programação completa:

BEZERROS

Local: Escola Técnica Estadual de Bezerros

R. José Pereira de Mendonça, 164 – Lot. Santo Amaro II

01/10 – Terça

16h – Mostra Internacional Mestre J. Borges

CARUARU

Local: Armazem da Criatividade

BR 104, KM 62 – Nova Caruaru

02/10 – Quarta

14h – Mostra Nacional Mestre Vitalino

15h – Longa: História antes de uma história, de Wilson Lazaretti

17h – Debate com o diretor Wilson Lazaretti

03/10 – Quinta

14h – Mostra Latino-americana Simón Bolívar

15h – Longa: Tito e os pássaros, de Gustavo Steinberg / André Catoto / Gabriel Bitar

17h – Debate com o diretor André Catoto

GRAVATÁ

Local: MUCA – Museu de Cinema de Animação Lula Gonzaga

Rua Taciano Gomes Melo Nº 03 – Bairro Porta Florada

04/10 – Sexta

15h – Lançamento Exposição @DiSexta + Exibição do Curta, com a presença do diretor André Catoto

16h – Coquetel

05/10 – Sábado

10h – Mostra Formação Mestre Lula Gonzaga

11h – Apresentação do projeto: Documentação Museológica do MUCA – Museu de Cinema de Animação Lula Gonzaga, com a museóloga Rosélia Rocha e o professor Marcos Buccini

13h – Almoço de encerramento e confraternização

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon