“Ouvindo as pancadas das águas do mar: o Mar e suas histórias” será o tema da 12º edição do projeto História ao Ar livre que acontece, neste sábado (05), na praia de Boa Viagem, a partir das 15h. A aula pública será conduzida pelos professores de história e organizadores do projeto, Júlia Ribeiro e Rodrigo Bione, com a participação de convidados.
A dinâmica será a mesma das edições anteriores, possibilitando a união entre discussões, música, poesia e a interação com o espaço público da cidade. Os materiais de aula serão apenas banquinhos, microfones e violão. O público-alvo é diverso, indo de estudantes do Ensino Médio, a universitários, professores e qualquer pessoa que esteja interessada em vivenciar um formato diferente de aula
O tema escolhido para esta edição teve como inspiração os 75 anos da cantora Lia de Itamaracá, patrimônio vivo de Pernambuco, e o recente título de Doutora Honoris Causa concedido pela UFPE. A ideia dos professores é resgatar o papel e a importância do Mar na história da humanidade como protagonista do processo de comunicação e interligação entre povos, países e continentes. A aula abordará os momentos em que o mar foi o cenário de grandes acontecimentos históricos e a sua importância para o desenvolvimento e a sobrevivência de diversos povos e civilizações: o processo de expansão marítima; o papel do mar para a realização do tráfico de pessoas, sua importância para Sambaquis, Fenícios e Gregos e, claro, sua importância para o processo de ocupação do bairro de Boa Viagem e como meio de sobrevivência para as populações de pescadores.
Entre os convidados, estão a professora do Departamento de História da Universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Isabel Guillen, o professor de biologia, Bruno Batista, os professores de Geografia, Germano Sobral e Ian Uchôa, além dos professores Filipe Domingues e Sérgio Salles, da área de História.
HISTÓRICO – O História ao Ar Livre foi criado em 2015 pelos professores Luiz Paulo Ferraz e Rodrigo Bione, ambos formados em História pela UFPE e com atuação em diversas escolas do estado. Há um ano e meio a professora Júlia Ribeiro, também formada em História pela UFPE, passou a integrar a equipe do projeto. Esta edição será a primeira que não contará com a participação direta de Luiz Paulo, que está ausente para a realização do seu doutorado na Brown University, nos EUA. Desde o início, o objetivo do grupo foi unir o ensino da História à vivência dos espaços públicos. Nos últimos quatro anos, o projeto já promoveu aulas públicas em diversos locais, como o parque Dona de Lindu, a praça de Casa Forte, o parque da Jaqueira, o Cais José Estelita, a praça do Derby, o parque 13 de Maio e a Praça do Entrocamento. A última edição foi realizada em maio deste ano, na Praça do Entrocamento, com o tema “Em tempos de intolerância: história e amor.
DIVULGAÇÃO – O projeto conta com uma página oficial no Facebook e no Instagram (@historiaaoarlivre), onde é possível acompanhar todas as informações sobre as datas e locais das aulas. A iniciativa é totalmente gratuita e aberta ao público. Para os participantes, a única orientação é a de levar cangas, esteiras ou banquinhos para acompanhar as aulas, além de, claro, manter o espaço limpo e recolher todo o lixo produzido.
SERVIÇO
Projeto “História ao Ar Livre”
Tema: Ouvindo as pancadas das águas do mar: o Mar e suas histórias
Data: 05/10 (sábado)
Horário: 15h
Local: Praia de Boa Viagem, em frente ao número 940 da avenida.