O Projeto Remição de Pena pela Leitura, iniciativa para reduzir a pena de detentos e incentivar o aprendizado, ganhou reforço nesta segunda (10/02). Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico recebeu da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), a doação de mil novos livros que serão distribuídos nos estabelecimentos prisionais de todo estado. A entrega ocorreu na sede da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), no bairro do Recife.
“A leitura já é um hábito nas 23 unidades prisionais do estado. Os livros abrem caminhos e as portas para a ressocialização. Já é comum ver os reeducandos estimulando uns aos outros”, explicou Pedro Eurico.
As novas obras ampliam o acervo da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) que já soma 3 mil exemplares divididos em mais de 300 títulos. “Nosso objetivo é estimular a leitura e enriquecer culturalmente as pessoas privadas de liberdade. O Projeto de Remição de Pena pela Leitura ajuda a humanizar esses homens e mulheres, além de reduzir sua permanência no cárcere”, destacou o presidente da Cepe, Ricardo Leitão.
Após a leitura, os detentos fazem uma resenha sobre a obra. Uma banca, formada por professores da Secretaria Estadual de Educação, avalia e atribui a nota. A partir de seis pontos, são reduzidos sete dias na pena. As unidades prisionais contam com escolas e bibliotecas que ajudam no processo de aprendizagem.
A superintendente de Capacitação e Ressocialização, Valéria Fernandes também marcou presença na entrega dos livros.