Experiência 360º permite visita à equipamentos da Fundaj – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Experiência 360º permite visita à equipamentos da Fundaj

Equipamentos culturais de suma importância para a preservação e disseminação da história do país, o Museu do Homem do Nordeste (campus Casa Forte da Fundação Joaquim Nabuco) e o Engenho Massangana, Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, permanecem fechados durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A ação, que visa preservar o bem-estar de funcionários e do público externo, segue as recomendações do Ministério da Saúde. Mas isso não significa que nesse período as visitas não poderão ser realizadas.

Enfrentando o desafio de não parar de fomentar a cultura, mesmo em tempos de crise, o Museu do Homem do Nordeste atrelou-se mais uma vez à tecnologia e anunciou, na tarde desta quinta-feira (26), uma iniciativa da equipe do Muhne que unirá educação e entretenimento: a disponibilização do “Muhne360º” (https://www.youtube.com/watch?v=5ECQjhxjMfc&t=99s) e “Engenho360º” (https://www.youtube.com/watch?v=viRgLnZSXSs&t=2s) no Youtube e site da Fundaj. A ferramenta é uma adaptação do projeto itinerante e já está disponível para o uso, permitindo uma visita guiada aos espaços, sem que se saia de casa.

“Temos o dever de ajudar a conter essa pandemia do coronavírus em nosso país. Por recomendação governamental, paralisamos as atividades presenciais no Muhne. No entanto, não poderíamos deixar de atender ao público. Seguimos trabalhando remotamente e agora nossas peças estão gravadas em realidade virtual. Em breve, divulgaremos mais novidades que já estamos desenvolvendo”, destacou o coordenador do Museu do Homem do Nordeste, Frederico Almeida.

Para obter uma melhor experiência com as gravações, o ideal é que o canal do Youtube da Fundaj seja acessado a partir de um smartphone. Dessa forma, ao mexer o aparelho, o usuário poderá “se movimentar” dentro dos equipamentos culturais. Porém, os vídeos também estão adaptados para computadores (com movimentação pelas setas do teclado). Vale ressaltar que a tecnologia é completamente gratuita, necessitando apenas de uma conexão à internet.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon