Com a proximidade das datas juninas, selecionamos 8 imagens do São João no Recife e no interior em décadas passadas. Muitas quadrilhas, bandeiras, palhoças e bacamartes compõem o cenário dos tradicionais festejos na região. As imagens são da Hemeroteca da Biblioteca Nacional, da Fundaj e de algumas prefeituras. Confira!
De acordo com Hugo Menezes Neto, em sua dissertação, há registros de festas juninas ainda em 1857, mas que foram recusadas no Brasil Republicano. Apesar de abandonadas nos centros urbanos, as quadrilhas juninas nunca deixaram de acontecer no campo. Já no século 20, a modernização, o aumento da urbanização e diante do crescimento das migrações, essas manifestações culturais voltaram às práticas culturais brasileiras para não sair mais.
Clique nas imagens para ampliar.
.
Noite do Bacamarte, em 1972, no Caxangá (Hemeroteca da Biblioteca Nacional)
Festa Junina no Instituto Regina Coeli, no Espinheiro, nos anos 50. (Hemeroteca da Biblioteca Nacional)
.
Luiz Gonzaga no São João de 1956 (Hemeroteca da Biblioteca Nacional)
.
Quadrilha Junina em Olinda - Componentes da Quadrilha Flor do Abacate, atual Junina Forró Moderno, agremiação fundada em 1981, na Rua do Abacate, em Rio Doce (Foto da Página Olinda Antigamente, originalmente no livro nos Arraiais da Memória).
.
Festejos na Rua São Roque, na década de 70 (Foto: site Medium)
.
Palhoção no São João em Belo Jardim (Foto: site da Prefeitura Municipal de Belo Jardim)
.
O músico Pedro Raimundo, no Acordeon, veio a Pernambuco em 1955, para os festejos juninos, a convite da Rádio Tamandaré. (Hemeroteca da Biblioteca Nacional)
.
Bacamarteiros (Fundaj)
.
Fazendinha na Rua São Roque (Blog Paulo Nailson)
.
Quadrilha Junina olindense Pisa no Espinho, do Bairro do Rio Doce, nos anos 90 (Página Olinda Antigamente)
.
Quadrilha Kokota da Roça (Do arquivo Nos Arraiais da Memória)
.
Por Rafael Dantas, repórter da Revista Algomais (rafael@algomais.com)