Conheça o Índice de Desenvolvimento Cicloviário do Recife – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Conheça o Índice de Desenvolvimento Cicloviário do Recife

Revista algomais

113

A Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo), em parceria com o Grupo de Trabalho de Mobilidade do Observatório do Recife (ODR), lançam, hoje (14), a partir das 17h30, na sede do INCITI (Rua do Bom Jesus, 191), o Índice de Desenvolvimento Cicloviário (IDECiclo). O indicador é resultado da análise da estrutura cicloviária, podendo ser utilizado para comparar a situação da ciclomobilidade do Recife a cada dois anos e também para comparar cidades diferentes no caráter quantitativo e qualitativo. Levando em consideração critérios relativos a segurança e conforto, a metodologia de cálculo inclui diversos parâmetros avaliados para Ciclovias, Ciclofaixas e Ciclorrotas. Tem-se como objetivo a divulgação do Ideciclo a cada dois anos, no início e no meio de cada gestão municipal. Na mesma ocasião, o movimento Transporte Ativo lança o Perfil Nacional do Ciclista Recorte Recife.

De acordo com Cezar Martins, associado da Ameciclo, hoje em dia, quando se vai considerar o desempenho da pasta de mobilidade na construção das obras cicloviárias de um município, o caráter quantitativo sempre domina as conversas. “Com o IDECiclo, será possível não apenas cobrar do poder público a construção de rotas para ciclistas em termos de extensão de via, mas também a adequação dessas construções às dimensões de conforto e segurança”, informa. A nota do IDECiclo varia entre 0 e 1 e leva em conta parâmetros como controle de velocidade, largura da estrutura, sinalização, adequação ao tipo de via, entre outros (na dimensão de segurança). No item conforto, o estudo leva em conta sobreamento, qualidade do pavimento, existência de obstáculos, e outras variáveis.

“O IDECiclo é uma metodologia para avaliar a malha cicloviária de uma cidade de forma objetiva e replicável, que permite acompanhar a evolução dos parâmetros de qualidade ao longo de uma gestão para uma comparação temporal e intermunicipal”, explica Martins. Toda a infraestrutura de uma cidade é avaliada a cada dois anos, no início, meio e final de cada gestão municipal, construindo assim uma série histórica do indicador. O índice desenvolvido pela AMECICLO assemelha-se ao Copenhagenize Index, iniciativa do escritório dinamarquês Copenheganize, que tenta avaliar e monitorar ao longo do tempo várias cidades do mundo quanto à promoção do uso da bicicleta nestas cidades. “Recife é a primeira cidade brasileira a ter esse tipo de avaliação, mas estamos trabalhando com a União de Ciclistas do Brasil (UCB) para reproduzir o monitoramento nas cidades que possuem movimentos ativos de ciclistas já a partir do ano que vem”, anuncia Martins.

Na média, a infraestrutura cicloviária do Recife possui boas condições, principalmente no que diz respeito ao tipo do pavimento e na existência de infraestrutura próxima para realização do retorno da viagem. “No geral, as ciclovias e ciclofaixas estão bem adequadas às velocidades máximas das vias, são de um pavimento confortável, pouco sinuosas, oferecem relativa infraestrutura de proteção e poucos obstáculos no caminho. Por outro lado, não oferecem controle de velocidade nas vias, não há continuidade nos cruzamentos, o sombreamento é inadequado e insuficiente, a sinalização é insuficiente e com estado apenas razoável de conservação”, destaca Martins.

Perfil do Ciclista Recifense

Além do lançamento do IDECiclo, o movimento Transporte Ativo vai também apresentar o perfil sociográfico do ciclista recifense. Publicada em fevereiro de 2016, a pesquisa traçou um raio-x do usuário de bicicleta, entrevistando 5012 ciclistas em dez cidades das diferentes regiões brasileiras: Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Manaus, Niterói, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Agora o estudo revela em primeira mão o resultado sociográfico desse levantamento feito em Recife. Os dados locais mostram que a maior parte dos ciclistas são de baixa renda, baixa escolaridade, utilizam a bicicleta para trabalhar e percorrem pequenas distâncias.

SERVIÇO:
O QUE: Apresentação do IDECiclo, da Ameciclo e do Perfil Nacional do Ciclista Recorte Recifense, pela Transporte Ativo e Ameciclo.
QUANDO: Hoje (14), das 19 às 21h 30
ONDE: INCITI – Rua do Bom Jesus, 191.
COMO: Confirmar presença através dos contatos: (81) 3418.1180 e comunica@observatoriodorecife.org.br

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon